CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Redação sobre convivência social

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ANCARVA

MensagemAssunto: Redação sobre convivência social   Sex Dez 16, 2011 8:45 pm

O post de hoje traz uma proposta de redação sobre um assunto muito discutido atualmente. Todos estamos em redes sociais, porém continuamos sozinhos. Muitos estabelecem laços, inclusive, emotivos, porém continuam na superficialidade ou então, por mais que aprofundem, as relações são tão frágeis como o cabo por onde os dados caminham na internet. Enfim, como é difícil a convivência social. O post de hoje tratará disso.

PROPOSTA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA
Faça uma dissertação a tinta com, no máximo, trinta linhas, desenvolvendo um tema comum aos três textos abaixo.

Texto 1

Eu prefiro a solidão dos livros ao contato com as pessoas. As relações humanas são sempre complicadas, não importa se com homens ou com mulheres. Sei que é desagradável dizer, mas eu prefiro os livros às pessoas.
(Paulo Francis)

Texto 2

Minha ilha (e só de imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Forque esta é a ciência e, direi, a arte do bem viver, uma fuga relativa, e uma não estouvada confraternização.
(Carlos Drummond de Andrade)

Texto 3

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havermos de ir juntos?
(Fernando Pessoa)

Redação:

A convivência social mudou muito nos últimos dez anos, principalmente devido aos avanços tecnológicos, em que as sociedades visam sempre a maximização de seus poderes econômicos e colocam em segundo plano os relacionamentos.
Para exemplificar esta situação podemos analisar como era a convivência social na década de noventa, onde as crianças eram estimuladas a comprar brinquedos possíveis de se divertir em grupo, as famílias assistiam a um único programa de TV todas juntas, os momentos de refeição eram sagrados e para que acontecessem, era necessário a família inteira reunida em volta da mesa, entre outras coisas que dificilmente acontecem atualmente.
À partir do início do século XXI, com os avanços na produção de mercadorias em geral, principalmente no ramo tecnológico, houve, consequentemente o aumento de capital e o desejo de consumo das pessoas aumentou.
Na atualidade, crianças, jovens e até mesmo os adultos (em menor escala) preferem se divertir "sozinhos" na internet, ou assistindo aos seus programas de TV favoritos no quarto, isolado de outra pessoa de sua casa que assiste a algum outro canal na sala. Jantares em família não acontecem mais na mesma frequência que antigamente, as pessoas fazem suas refeições na hora que desejarem, afinal, basta aquecer a refeição em apenas um minuto no microondas.
A tendência parece ser que os relacionamentos entre as pessoas vão diminuir, vão ficar mais fracos, pois os recursos em geral evoluem, o capital aumenta e o que é bom por um lado, acaba sendo ruim por outro.
Ver perfil do usuário
Super Moderador

MensagemAssunto: Re: Redação sobre convivência social   Sex Dez 16, 2011 9:51 pm

Olá Ancarva,

Minhas correções e sugestões:

A convivência social mudou muito nos últimos dez anos, principalmente [,] devido aos avanços tecnológicos, em que as sociedades visam sempre a maximização de seus poderes econômicos e colocam em segundo plano os relacionamentos. Nesse trecho há uma generalização quando você afirma que "as sociedades visam sempre a maximização..." A utilização de avanços tecnológicos ficou impreciso, que tipo de avanços você pretende tratar no texto. Existem avanços tecnológicos que visam melhorar a agricultura, a construção, astronomia, mineração, engenharia de produção e muitos outros. E nenhum desses citados contribuem para colocar os relacionamentos em segundo plano. Você poderia ter sido mais objetivo na introdução e colocar de forma clara que tipo de tecnologia contribui para distanciar as pessoas no quesito relacionamento.

Para exemplificar essa situação podemos analisar como era a convivência social na década de noventa, onde as crianças eram estimuladas a comprar brinquedos possíveis de se divertir em grupo (brinquedos possíveis de se divertir em grupo, que brinquedos são esses? Da forma que você colocou ficou vago), as famílias assistiam a um único programa de TV todas juntas, os momentos de refeição eram sagrados e para que acontecessem, era necessário a família inteira reunida em volta da mesa, entre outras coisas que dificilmente acontecem atualmente. Você falou na introdução que a convivência social mudou nos últimos dez anos e agora retrata no seu texto a década de noventa? Ficou um pouco desconfigurado. Esse argumento não é relevante, o que isso tem a ver com os avanços tecnológicos, ainda não ficou claro nesse trecho.

À partir do início do século XXI, com os avanços na produção de mercadorias em geral, principalmente [,] no ramo tecnológico, houve, consequentemente o aumento de capital e o desejo de consumo das pessoas aumentou. Você poderia transformar esse argumento em algo relevante para defender a sua tese. Esse trecho foi muito informativo e nada persuasivo. Note também que esse trecho ficou sem "gancho" com o anterior, a utilização de um conectivo, por exemplo, "Além disso", deixaria esse trecho também mais fluido não prejudicaria a coerência e coesão do texto.

Na atualidade, crianças, jovens e até mesmo os adultos (em menor escala) preferem se divertir "sozinhos" na internet[,] ou assistindo aos seus programas de TV televisão favoritos no quarto, isolado de outra pessoa de sua casa que assiste a algum outro canal na sala. Jantares em família não acontecem mais na mesma frequência que antigamente, as pessoas fazem suas refeições na hora que desejarem desejam, afinal, basta aquecê-las refeição em apenas um minuto no microondas. Cuidado com as repetições de palavras. Veja que você deixou para citar alguns avanços tecnológicos no último paragráfo de desenvolvimento, mesmo assim, ainda não foi muito convicente em relação a tese que você deveria defender. Esse trecho também ficou sem "gancho".

A tendência parece ser que os relacionamentos entre as pessoas vão diminuir, vão ficar mais fracos, pois os recursos em geral evoluem, o capital aumenta e o que é bom por um lado, acaba sendo ruim por outro.Veja que você não propôs uma solução na sua conclusão. Já que as pessoas se distanciam por causa da internet, televisão, microondas como você colocou, o que pode ser feito para reverter essa situação? É importante num texto dissertativo argumentativo propor esse tipo de solução. Pode parecer meio contraditório, mas nem toda dissertação requer uma solução, mas acho que nessa redação caberia sim.

ERROS:
_BARBARISMO,
_SOLECISMO,
_PONTUAÇÃO,
_FALTA DE PERSUASÃO,
_FALTA DE COERÊNCIA E COESÃO,
_REPETIÇÃO DE PALAVRAS,
_GENERALIZAÇÃO,
_INTRODUÇÃO IMPRECISA e
_CONCLUSÃO SUPERFICIAL.

Esteja a vontade para discordar de alguma correção ou sugestão, até mais!
Ver perfil do usuário
ANCARVA

MensagemAssunto: OK   Sab Dez 17, 2011 1:01 pm

Entendi as suas colocações. Vou tentar fazer uma nova redação e postar aqui para nova correção. Abraços.
Ver perfil do usuário
Santis. W. Jr

MensagemAssunto: Re: Redação sobre convivência social   Sab Dez 17, 2011 1:33 pm

Olá!
Só um comentário: Será que havia há dez (quinze, vinte) anos atrás maior interação entre as pessoas? Quero dizer, sei que elas passavam mais tempo juntas, mas não tínhamos uma sociedade mais patriarcal? Em que as conversas eram delegações unilaterais, com menor espaço para argumentações (comprometendo uma interação pessoal legítima). Hoje a maior autonomia permite relacionamentos mais igualitários (pai-filho, homem-mulher etc).

Escrevo pois gostei da redação e achei interessante acrescentar esse contra-argumento!

Abraço!
Ver perfil do usuário
ANCARVA

MensagemAssunto: Santis   Sab Dez 17, 2011 3:04 pm

Obrigado pelo comentário. Contra argumento interessante que eu não levei em consideração na minha redação.
Ver perfil do usuário
Super Moderador

MensagemAssunto: Re: Redação sobre convivência social   Sab Dez 17, 2011 9:56 pm

Olá Ancarva,

Sempre que precisar e se achar que posso ajudar, estarei a disposição. Bom final de semana!
Ver perfil do usuário

Redação sobre convivência social

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -