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 Redação sobre a televisão

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ANCARVA



Mensagens: 5
Data de inscrição: 16/12/2011

MensagemAssunto: Redação sobre a televisão   Sab Dez 17, 2011 3:02 pm

TEMA:

“Eu não queria estar na sua pele” Com essa frase, dirigida ao vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, o presidente da TV Cultura, Jorge da Cunha Lima assinalou a imensa responsabilidade social que as emissoras de televisão têm, dada sua influência sobre o modo de pensar do brasileiro. Lima considerou a TV “o grande formador da alma brasileira”, afirmando que a TV Cultura e a Rede Globo representam os dois paradigmas da comunicação audiovisual do país: “Eu não tenho medo de dizer que o futuro da TV brasileira vai ser o que nós dois vamos ser.” A seu ver a TV Cultura, por ser uma emissora pública (e, portanto, não ter compromisso com lucros), deve ser “palco de experiências para melhorar a programação”, as quais podem ser aproveitadas mais tarde na TV comercial. Cunha Lima, que foi aplaudido de pé pelos participantes, completou sua apresentação reafirmando o papel formador da TV no Brasil: “Somos a única forma de entretenimento para milhões de pessoas, porque somos gratuitos”. Mas ressaltou que a TV não pode substituir a escola: “A TV deve ser um instrumento de formação complementar do homem, informando-o e despertando seu gosto”. (Natasha Madov, UOL/Aprendiz).

Esta prova é constituída de apenas um texto. Com base nele:

Redija um texto dissertativo a partir das ideias apresentadas.
Defenda os seus pontos de vista utilizando-se de argumentação lógica.

REDAÇÃO:


Maior veículo de comunicação em massa (por ser praticamente gratuita), a televisão leva entretenimento, informação e educação a quase todas as pessoas do Brasil, e dado o seu alto alcance, possui grande influência no modo de pensar brasileiro, e logo, grande poder de manipulação da opinião pública.
Por esses motivos, as emissoras de televisão possuem imensa responsabilidade social, que nem sempre são levadas a sério, onde as mesmas transmitem o que para elas é mais conveniente, visando à maximização de sua audiência, e consequentemente de seus lucros.
Um exemplo pode ser um grupo de crianças agredindo outra criança dentro de uma escola, o que infelizmente, é um fato comum, principalmente, nas escolas públicas brasileiras. A emissora de televisão, sabendo deste fato, faz uma reportagem sobre o mesmo fazendo parecer para quem assiste, que a criança que apanhou quase morreu, e que a escola é culpada por acontecer isso, mesmo que fatos como este sejam raros na escola em questão.
A base para tudo começa por uma boa educação. Pessoas que tiveram uma melhor educação tendem a ser mais dificilmente influenciada do que as demais, portanto, para não se deixar levar por informações "falsas" transmitidas pela mídia, cairia bem um alto investimento no aprendizado da população, e isso, consequentemente, traria um melhor futuro como um todo.
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Mensagens: 854
Data de inscrição: 06/10/2011

MensagemAssunto: Re: Redação sobre a televisão   Seg Dez 19, 2011 3:06 pm

Olá Ancarva,

Minhas correções e sugestões:



REDAÇÃO:


Maior veículo de comunicação em massa (por ser praticamente gratuita), a televisão leva entretenimento, informação e educação a quase todas as pessoas do Brasil, e dado o seu alto alcance, possui grande influência no modo de pensar brasileiro, e logo, grande poder de manipulação da opinião pública. Gostei da sua introdução, ficou claro para mim a tese que você vai defender no texto: A influência da televisão na sociedade. Só que uma coisa deve ser sinalizado: o período da introdução ficou grande, teve apenas um ponto final. É interessante ter no mínimo dois períodos na introdução.

Por esses motivos, as emissoras de televisão possuem imensa responsabilidade social, que nem sempre são levadas a sério, onde as mesmas transmitem o que para elas é mais conveniente, visando à maximização de sua audiência[,] e[,] consequentemente[,] de seus lucros.O pronome "onde" só pode ser utilizado quando se refere a lugar, portanto a utilização dele no texto foi incorreta. Ex: Saí de uma sala de reuniões onde nada aconteceu. Sala de reuniões é um lugar. "Mesmo (as) não pode ser utilizado para retomar algo que foi dito e da forma que você colocou o trecho ficou, ainda, ambíguo mesmo com a utilização incorreta de "mesmas" porque não se sabe se você queria retomar responsabilidade social ou emissoras de televisão. Eu sei que você queria retomar emissoras de televisão, mas ficou ambíguo. Se você utilizasse dois períodos nesse trecho, talvez você conseguiria sair da ambiguidade e deixaria seu texto mais fluido. Um exemplo pode ser (Quando você coloca "pode ser" gera um pouco de dúvida no interlocutor, utilize por exemplo: "Um exemplo disso é um grupo..." um grupo de crianças agredindo outra criança dentro de uma escola, o que infelizmente, é um fato comum, principalmente, nas escolas públicas brasileiras. A emissora de televisão, sabendo desse fato, faz uma reportagem sobre o mesmo fazendo parecer para quem assiste, que a criança que apanhou quase morreu, e que a escola é culpada por acontecer isso, mesmo que fatos como esse sejam raros na escola em questão. Esse argumento não foi muito convincente e me pareceu um pouco subjetivo. O bullying nas escolas é assunto complexo, não se sabe ao certo se o maior culpado é a escola, o governo, os pais e etc. Um argumento incontestável que você poderia utilizar, por exemplo, é que em períodos eleitorais a mídia televisa manipula algumas informações para favorecer determinados políticos ou impedir que outros sejam eleitos. Se atente também com repetição de palavras e a utilização do mesmo para retomar palavras.


A base para tudo começa por uma boa educação. Pessoas que tiveram
uma melhor educação tendem a ser mais dificilmente influenciadas ("... mais dificilmente influenciada" Dessa forma não ficou bom, se você tivesse colocado, por exemplo, que "...uma melhor educação tendem a ser menos influenciadas...", ficaria melhor) do que as demais, portanto, para não se deixar levar por informações "falsas" transmitidas pela mídia, cairia bem ("...cairia bem", ficou coloquial)um alto investimento no aprendizado da população, e isso, consequentemente, traria um melhor futuro como um todo. (A utilização de "todo" ficou imprecisa. Se você tivesse colocado "traria um melhor futuro para o país", ficaria melhor. Mesmo assim a sua conclusão no geral ficou imprecisa. Você sugeriu uma melhor educação para não ser enganado pelas manipulações da mídia. Só que você não especificou quem deve investir no aprendizado da população: Escolas particulares, governo, enfim, ficou vago para o interlocutor quem deve fazer esses investimentos.

ERROS:
_BARBARISMO,
_SOLECISMO,
_FALTA DE COERÊNCIA E COESÃO,
_AMBIGUIDADE,
_REPETIÇÃO DE PALAVRAS,
_PONTUAÇÃO,
_CONCLUSÃO SUPERFICIAL

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