CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 A exploração trabalhista na sociedade moderna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jeny



Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2016

MensagemAssunto: A exploração trabalhista na sociedade moderna   Qui Set 29, 2016 12:13 pm

Alguém pode me dizer o que achou desse texto para o enem? Obrigada!

                                             A labuta diária


                        Extensa carga horaria. Saúde fragilizada. Medo do desemprego. Esse é o retrato de grande parcela dos trabalhadores brasileiros na sociedade contemporânea. Desde a revolução industrial – onde o operário era extremamente explorado por um sistema que só visava o lucro do empregador – é possível perceber como o capitalismo é cruel. A vida da maior parte do proletariado é marcada por desigualdades sociais, é exigido dele o cumprimento de diversas metas independente das suas condições físicas ou emocionais.
                           A música “Cidadão” interpretada pelo cantor e compositor brasileiro conhecido como Zé Ramalho, conta a história de um operário que não pode frequentar as obras que ele construiu em razão da sua condição social. Ela retrata o cotidiano de muitos trabalhadores brasileiros, que recebem um retorno mínimo de todo seu esforço. Um pedreiro, por exemplo, que trabalha construindo casas o dia todo pode nunca alcançar o sonho de ter sua casa própria, ou uma empregada doméstica que alimenta os filhos dos seus patrões enquanto os seus estão em casa sem ter o que comer. Essa diferença econômica e social gera um sentimento de impotência e incapacidade por parte dos explorados, que só fazem trabalhar enquanto seu patrão enriquece.
                         As condições de trabalho evoluíram muito desde a revolução industrial, mas a saúde do trabalhador ainda é deixada em segundo plano. Grande parte da classe operaria vive em constante estresse gerado pelas cobranças e até pelo medo do desemprego, algumas doenças como a depressão são uma consequência desse modo de viver. Não é raro encontrar alguém com dois empregos, pois a remuneração de um não é suficiente para suprir nem o básico necessário para uma família viver. Horas de sono e descanso parecem coisas supérfulas quando o medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel ou colocar comida na mesa exija que ele se submeta a isso.
                        Por tudo isso, fica claro que a vida do trabalhador na sociedade moderna é marcada pela exploração. Para que haja uma maior igualdade de condições o sistema capitalista deve ser modificado, deixando de visar o lucro acima de tudo e de todos. O Ministério do trabalho precisa cobrar mais dos setores públicos e privados a criação de melhores condições de trabalho, adotando salas de descanso, projetos culturais que envolvam toda a comunidade, incentivo e até auxilio a educação dentro das próprias empresas, além de horários mais flexíveis. Isso tudo, somado a uma garantia de maior segurança e melhores benefícios melhoraria a qualidade de vida de todos os funcionários.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
red1000



Mensagens : 6594
Data de inscrição : 06/02/2016

MensagemAssunto: Re: A exploração trabalhista na sociedade moderna   Sab Out 01, 2016 11:19 am

Galera, o fórum atualmente encontra-se sem moderação. Como não estou dando conta das correções, estou migrando pra outra página de correção!!


Esse projeto é MUITO importante para ser descontinuado, visto que muita gente depende dele. Por isso, quem quiser corrigir suas redações, é só entrar no endereço abaixo e se cadastrar!


redacaonota1000.forum-livre.com


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A exploração trabalhista na sociedade moderna
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A exploração trabalhista na sociedade moderna
» A exploração trabalhista na sociedade moderna
» O papel da mulher na sociedade moderna
» O Racismo Na Sociedade Moderna
» A MULHER NA SOCIEDADE MODERNA (PMERJ-2013)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-
Ir para: