CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 Distinção entre justiça atual e arcaica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Shay Lohane



Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/10/2016

MensagemAssunto: Distinção entre justiça atual e arcaica.   Qua Out 19, 2016 8:21 pm

Tema: Justiça.      
Estilo: ENEM
(Deem uma nota de 0-1000, por favor, e se possível, corrijam o que acharem incorreto.)

O conceito de justiça mudou muito com o passar dos séculos, a doutrina “olho por olho” era o que definia épocas passadas, mas, nesta época, adquirimos uma justiça mais segura, não violenta, o que não impede, infelizmente, a ocorrência de injustiças políticas, como a corrupção no Brasil, ou injustiças mascaradas de auto-defesa, como quando os Estados Unidos deram início à Guerra do Iraque, assegurando haver armas nucleares nesse país, armas que, na verdade, na havia.

No passado, a violência não fazia parte apenas de crimes, pois a justiça também fazia uso dela, mas no século atual, a justiça se modificou, tornando-se algo pacificador, que promove a ordem, a sua evolução diminuiu a violência em várias partes, porém, não estancou a corrupção, por isso a Operação Lava Jato surgiu no Brasil, um exemplo de justiça que está expondo as iniquidades antes tão bem cobertas, a evolução de uma operação como esta, é um grande passo inicial para conter governos corruptos desviadores de verbas, e como consequência, limpar a imagem e nome do Brasil internacionalmente.

Mas, se por um lado o Brasil está usando da forma atual de justiça, pode-se trazer o exemplo, um tanto recente, do uso arcaico que os EUA fizeram da mesma, na Guerra do Iraque; quando esses atacaram o Iraque, eles já haviam sido atacados, pois no atentado de 11 de setembro, os terroristas não eram vítimas, porém, de acordo com a justiça contemporânea, a punição deve ser de forma não violenta, mesmo assim, os EUA invadiram o Iraque, perceptivelmente como forma de vingança, usando como pretexto, a existência de armas nucleares nesse país, que nunca foram encontradas, dessa forma, mesmo tendo motivos relevantes para o ataque, os Estados Unidos agiram incorretamente, levando a um agravamento da rivalidade entre ambos países, que ainda hoje se prolonga.

Diante disso, percebe-se que há uma distância entre vingança e justiça, essa última foi aprimorada durante os séculos, e sua pacificidade deve ser cobrada; no exemplo da Lava Jato, o bom uso da justiça está levando ao progresso, mas, no exemplo da Guerra do Iraque, seu mau uso levou ao ódio, destruição, e a continuidade dos ataques terroristas, por isso, a única forma de evitar o caos nacional, é vindicar ao governo o uso correto de tal justiça, como também, ter consciência individual do dever de empregá-la bem.


Última edição por Shay Lohane em Qui Out 20, 2016 7:30 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanessa Tavares



Mensagens : 75
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Distinção entre justiça atual e arcaica.   Qui Out 20, 2016 7:15 am

Olá! Envie sua redação para: http://potencializeredacoes.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Distinção entre justiça atual e arcaica.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» distinção entre os tsunami
» Cristão que entra na justiça, está desobedecendo a Cristo?
» Justiça x Vingança: como não confundir as coisas? O que deve ser feito para a busca por justiça não ser confundida com a prática da vingança?
» Limites entre estética e saúde(Dissertação)
» Comparação do "Pai nosso" em Lucas 11:2 entre Fiel, RC, RA e Valera Antigua

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-
Ir para: