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 A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO BRASIL

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Lavínya Moreira



Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/10/2016

MensagemAssunto: A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO BRASIL    Dom Out 23, 2016 10:08 am

A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO BRASIL

            Desde as civilizações medievais até os povos indígenas mais recentes, existia uma cultura de exclusão de pessoas que possuíam algum tipo de deficiência. Elas eram entendidas como um mau sinal, vindo de um castigo dos deuses ou de forças superiores. Embora ainda haja muito preconceito acerta dessa minoria, há no Brasil ações que buscam a inclusão dos deficientes na sociedade.
            Em primeira análise, percebe-se que o esporte é um excelente método inclusivo. Prova disso é a excelente campanha histórica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012, em que foram conquistadas vinte e uma medalhas de ouro, desempenho sete vezes melhor em comparação ás conquistas nas Olimpíadas. Acontecimentos dessa natureza trazem como consequência maiores investimentos em projetos esportivos voltados para pessoas com necessidades especiais, principalmente após a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ter sido sancionada pelo Governo em 2015, comprovando a eficácia das práticas esportivas como forma de integração social. Além do aspecto esportivo a área da educação também surge como forma eficiente de inserção.
             Nesse sentido, as escolas e universidades estão adotando posturas inclusivas em salas de aula, como o ensino obrigatório de linguagem brasileira de sinais, em qualquer curso de licenciatura. Somando a isso, algumas escolas, em busca de um maior abraçamento dos alunos deficientes, contratam tutores para auxiliar esses estudantes, juntamente com o apoio do professor. A escola costuma ser um dos mais importantes ambientes de socialização, por conseguinte, deve ser democrático e igualitário incorporando a todos os seus frequentadores, sem distinção.
             Torna-se claro, portanto que o meio esportivo e o campo educacional são de extrema importância para a inclusão dos cidadãos com deficiência. Sendo assim, o governo deve investir em projetos gratuitos para deficientes, por meio da criação de centros esportivos e culturais. Ademais, as escolas precisam capacitar os profissionais de educação, por meio de cursos específicos, para que lidem de forma adequada com as crianças debilitadas fisicamente. Por fim, a mídia deve cumprir plenamente sua função social, desmistificando a deficiência física através de propagandas e ficção engajada a fim de erradicar o preconceito e promover na sociedade uma consciência inclusiva.

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