CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Danielbassani02



Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/11/2016

MensagemAssunto: ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil   Qua Nov 09, 2016 8:12 pm

Prática cada vez mais comum na modernidade líquida, período da pós-modernidade alcunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Baumann em que as instituições sociais têm perdido o seu valor, a intolerância religiosa exige caminhos para ser combatida no Brasil, porque a liberdade de culto e a laicidade do Estado são garantidas pela Constituição Federal em vigor, além de o País ser formado por diversas matrizes religiosas.

Convém observar que a Constituição Federal de 1988, a 7ª de nossa história e atualmente em vigor, garante a liberdade de culto religioso, seja de qualquer denominação, e também a laicidade do Estado, não podendo, dessa forma, haver o benefício de qualquer religião em detrimento de outra e nem a interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas ou culturais. Isso revela a importância de canais de denúncia, como o Safernet.

Ademais, cabe ressaltar que somos formados por diversas matrizes culturais que devem ser respeitadas. O sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro aponta as principais em seu documentário denominado “O Povo Brasileiro”, que são a matriz lusa, dos portugueses, a tupi-guarani, dos índios nativos, e a africana, dos escravos que chegaram ao País. Analisando essa diversidade, o teórico chegou à conclusão: “somos um povo sincrético”. Porém, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, fiéis de religiões afro-brasileiras, uma das matrizes, são as principais vítimas de discriminação, representando 75 casos de 2011 a julho de 2014, o que mostra a necessidade de maior inserção desses povos na mídia para a conscientização.

Portanto, diante dessa conjuntura, é necessário que o Estado facilite as denúncias desses crimes, a médio prazo, por meio de ONG's, como a Safernet Brasil, que é responsável por recolher as denúncias de crimes virtuais e encaminhá-los ao Ministério Público de cada unidade federativa. Além disso, é preciso que a mídia realize a ficção engajada, incluindo atores provenientes dessa parte afetada da população em novelas, filmes e séries nos próximos anos em todo o Brasil visando novos caminhos para combater a intolerância religiosa no País.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Que material didático usar para o ENEM 2016?
» Qual foi sua nota/acertos no ENEM 2016?
» Surge a primeira brigada cristã no Iraque para combater EI.
» Quais seriam os caminhos para a uma melhoria do nivel de ensino no Brasil?
» ACho que fui muito ruim na enem 2016. T-T

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-
Ir para: