CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 

A sabedoria popular

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
solrac

MensagemAssunto: A sabedoria popular   Ter Nov 15, 2016 2:56 pm

A sabedoria popular

Certo dia trabalhando na nobre cidade de Aiquara fiquei a me perguntar a origem desse famigerado nome. Já havia ouvido rumores de que foi o Presidente Getúlio Vargas que decretou uma lei que a partir daquela data, toda cidade que fosse criada passaria ter seu nome de origem Tupi- Guarani.  
         Nesse ínterim, fazendo rondas rotineiras, deparei-me com um dos historiadores da cidade que me explicou seu significado: dizia ele que o vocábulo AIQUARA significa Refúgio das preguiças; do tupi, Ai ou Ay que significa preguiça e Quara ou Coara, que significa Refúgio ou Habitat. Entrementes, ouvindo a nossa conversa, uma senhora com seus mais de cem anos, retrucou dizendo.... não é bem assim meu filho..... apontando para o historiador Prosopopético. Quando cheguei aqui, ainda menina moça, com minha família essa região era chamada Preguiça, depois começaram chamar de Arraial da conceição. Entretanto, o que papai me contava era que muitas mulheres lavavam suas roupas no rio da preguiça e colocavam-nas para quarar no mangueiro. Uma moradora recém-chegada viu as mulheres lavarem suas roupas ás margens do rio da preguiça, aproximou-se com sua bacia na cabeça para lavar suas roupas. Timidamente, após ensaboar suas roupas, aproximou-se de outra lavadeira, e perguntou: Se eu colocar minhas roupas para quarar, aí, nesse mangueiro será que quara. A moradora respondeu: Aí, aí; quara. E daí meu filho, surgiu o nome de nossa cidade. O historiador que até então não sabia de tal estória, passou a ensiná-la ulteriormente.
Ver perfil do usuário

A sabedoria popular
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Loucura de Deus é a Sabedoria do Homem
» Caixinha de Sabedoria
» Um determinado carro popular
» A Sabedoria é muitas vezes mais útil aos outros do que àquele que a possui.
» Amor à Sabedoria

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-
Ir para: