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 A EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Jurandi Muniz Borges



Mensagens: 1
Data de inscrição: 02/02/2012

MensagemAssunto: A EDUCAÇÃO NO BRASIL   Qui Fev 02, 2012 4:22 pm

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Por que a educação no Brasil não melhora? Ao contrário do que parece essa não é uma pergunta sem resposta. Muitos realizam pesquisas sobre a educação. Procuram os “porquês” de sua condição atual e no final de tudo chegam aos mesmos resultados. A maioria dessas pesquisas só serve para fins exclusivos de quem as faz, e quase nunca se busca a solução dos problemas que ai estão. Saber o que impede a melhoria da educação em nosso país não tem resolvido, precisamos é de alguém que transforme esses “porquês” em uma solução. Podemos resumir todos esses “porquês” em uma única palavra: “PARTICIPAÇÃO”.
Participação dos alunos. A maioria de nossos alunos se sente desmotivados em relação aos conteúdos apresentados. Não conseguem relacionar o conhecimento visto em sala de aula com o que é usado no cotidiano, fazendo com que o mesmo se torne algo morto e sem sentido para ele. A partir disso acabamos nos defrontando com outros problemas como falta de interesse e indisciplina.
Participação dos professores. Se o problema acima citado existe, também existe o fato que muitos professores não usam uma metodologia adequada para atrair a atenção do aluno sobre a importância daquilo que estão vendo em sala de aula. Os professores estão desacreditados em si mesmos, conforme revela a pesquisa publica na Revista Nova Escola de Novembro do último ano: 23% acham a educação no Brasil ruim ou péssima e 33% acreditam que daqui a dez anos a situação não será diferente. Ou seja, os próprios agentes da educação crêem que não poderão mudar o cenário atual. Sendo assim de que adiantaria a participação efetiva de outras estâncias?
Participação dos pais. Como falar de participação familiar sobre a educação de um filho se em muitos casos a família não existe. Para muitos alunos família é algo teórico igual a muito conteúdo passado em sala de aula e não condizente com a realidade. Mesmos aquelas famílias que estão por assim se dizer “estruturadas” pouco participam da educação dos filhos. Percebemos que a participação dos pais na aprendizagem dos seus filhos está diretamente ligada ao grau de ensino que esses mesmos pais possuem. Quanto maior a instrução dos pais, maior será o estímulo para que o filho estude. Assim sendo como ficamos quando sabemos que somente uma pequena porcentagem desses pais possui curso superior?
Participação das estâncias superiores. Sabemos que pouco se é feito por parte do governo para a melhoria da educação, mesmo sendo esse um dos temas que percorrem todos os palanques eleitorais. Professores sobrecarregados. Baixos salários pagos aos mesmos. Não existe uma igualdade de salários entre os estados da federação. Não há um incentivo eficiente nas estruturas das nossas escolas. Quase não encontramos projetos que promovam a interação entre os alunos, professores, comunidade com o mesmo governo. A educação parece só ter uma utilidade para o governo: Ser utilizada em promessas de campanha.
Participação! Nos parece que a cada tópico apresentado existe um culpado oculto que não é aquele citado. E é por isso que as coisas nunca melhoram. Se quem tem que fazer alguma coisa é sempre o outro, porque eu vou fazer? E nesse jogo, as coisas se encaminham sempre ao contrário do rumo de uma melhoria. O que há são insatisfações. Mas alguém que realmente tenha a coragem de tentar uma mudança raramente aparece, e quando aparece é taxado de utópico.
Ao final dessas considerações e de novamente apresentar alguns dos “porquês” a educação no Brasil não melhora, caímos na questão da “nossa” participação. Essa redação será somente mais um texto ou de fato estamos disponíveis para realizar alguma mudança nesse cenário? Ao concluir essas linhas nos perguntamos: Vamos cruzar os braços e dizer “o problema não é nosso” ou vamos de fato “participar”?





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