CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Tema : O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA ARTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Taisaalves



Mensagens: 3
Data de inscrição: 24/04/2012

MensagemAssunto: Tema : O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA ARTE    Ter Abr 24, 2012 7:46 pm

Redação
Leia atentamente os textos a seguir.
Texto I
Criado em 1993, no Rio de Janeiro, o Grupo Cultural Afro Reggae é uma organização não governamental
empenhada em dar oportunidades a jovens que estejam na ociosidade, já envolvidos com o tráfico de drogas ou muito próximos dele. Atuando sempre em comunidades pobres, o GCAR procura atrair esses adolescentes oferecendo atividades como circo, teatro, dança, esporte e, principalmente, música. Foi de dentro de seus quadros que surgiu a banda que acabou ganhando o nome da instituição, o Afro Reggae.
JUNIOR.

Texto II
A Associação Dançando Para Não Dançar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro. Comprometido com o combate à exclusão social e a disseminação da cultura da paz e de cidadania, o Dançando para não Dançar, desde 1995, vem proporcionando às crianças, moradoras de áreas populares cariocas, o acesso à educação, à cultura, à saúde, e, especialmente, à profissionalização, através do ensino do balé clássico, uma profissão que tradicionalmente pertencia às classes sociais de maior poder aquisitivo. (...) Devido à dedicação da equipe técnica, dos pais e dos próprios alunos, o “Dançando” está formando cidadãos conscientes do
poder de transformação do meio em que vivem, revelando talentos capazes de projetar o Brasil no cenário internacional da Dança. Uma companhia de dança foi criada: a Cia Dançando para não dançar. A próxima etapa é criar uma escola de dança para melhor atender aos alunos e ampliar a atuação do projeto. Ainda há muito a ser feito. A meta é continuar trabalhando e contribuindo para que crianças e adolescentes não “dancem” na vida, na marginalidade, no trabalho e na prostituição infantojuvenil; ou que sejam vítimas da violência e da ação do tráfico de drogas, em suas comunidades.

Texto III
A primeira função social da arte é a arte mesma. Porque a arte, em primeiro lugar, ela amplia a vida das
pessoas, ela dá alegria, ela enriquece a vida das pessoas. (...) A arte faz parte da construção do mundo imaginário de que o homem necessita pra viver, pra existir, pra construir a sua vida.

Os dois primeiros textos apresentam relatos de experiências bem sucedidas de projetos de arte em
comunidades cariocas, que resultaram em melhor expectativa de vida para crianças e adolescentes. O Texto III traz
depoimento do poeta e crítico Ferreira Gullar, que defende a ideia de que a arte amplia e enriquece a vida das pessoas.
Com base nessas leituras, redija um texto dissertativo sobre o tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA ARTE.
Você deve apresentar o tema, exemplificando com os dois projetos relatados nos Textos I e II ou com outros que conheça. Em seguida, argumente em favor de sua opinião sobre o tema: atividades artísticas podem ajudar a melhorar as condições de vida nas comunidades? Por quê? Como? Que mudanças podem trazer? Reúna argumentos de modo coerente e convincente, com atenção ao encadeamento das ideias e à progressão do texto, que deve avançar para um final. Na conclusão, resuma a opinião defendida. O texto será escrito em prosa e deve respeitar a norma culta da língua portuguesa.

Meu texto



A arte e o seu poder de fazer o bem.

Em tudo que existe há um lado positivo e negativo, no entanto, os lados positivos da arte para qualquer indivíduo se sobressaem.
Tanto o Afro Reggae quanto o Dançando para não dançar, são de grande importância para crianças e jovens.
A arte faz com que os jovens se afastem das drogas e ocupem suas mentes. Os professores de dança afirmam que com a dança seus alunos aprendem de forma divertida vencer desafios e superar seus próprios limites. O jovem que começa a praticar dança tem melhorias cientificamente provadas, tais como: melhorias físicas, postural, comportamentais, psicológicas e de relações humanas e sociais. Exemplo, uma criança que antes era tímida, insegura e isolada, depois de algum tempo praticando alguma dança, começa a perder a tímidez, tornar-se mais segura e mais comunicativa.
Muitos centros de reabilitação de depêndentes químicos possuem aulas de diversas artes para que os jovens esqueçam da sua necessidade química, ocupando o cérebro e alma com projetos que os façam se sentir melhores do que os mesmo se sentem ao usar uma determinada droga. Psicólogos afirmam que um depêndente químico, é depêntende porque quando não está usando a droga, está pensando em usar, e na sensação que senti ao usar. E atráves da arte eles passam retirar a droga que está dominada em seu cérebro, e começam a se preocupar em se auto-superar em algum excercício de arte que não finalizaram bem ou que gostariam de melhorar, esquecendo aos poucos a depêndencia que havia se instalado por meio da arte. Alguns depois se tornam profissionais na área.
Esses projetos deveriam ser mais valorizados e integrados a mais bairros. Para que mais jovens carentes tenham acesso aos benefécios que a música, dança, teatro e outras artes propiciam.Pois não é fictício que a arte transfoma vidas, pode transforma a vida de qualquer um que se entregar a arte que mais lhe agrada.



obs.: Não sei como faço para dar espaços quando começo outro paragráfo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Tema : O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA ARTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Tema.: O Poder de transformação da Leitura
» Tema: O poder da transformação da Leitura. [ENEM]
» Alguém pode corrigir?? Tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA/ENEM 2006
» O poder de transformação da arte
» Tema: " O poder de transformação da leitura."

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-