jaja3002
 | Assunto: Alguém pode corrigir minha redação,por favor? Qui Maio 17, 2012 11:51 pm | |
| Tema : O MMA é um esporte como outros ou injustificada glorificação da violência?
MMA um perigo à sociedade
O MMA por ser marcado pela disciplina, garra e principalmente pela competição, é visto para uns como um “esporte”. No entanto, seria uma ilusão pensar desta forma, a prática de brigas em um tatame só viabiliza a violência entre pessoas numa sociedade.
O MMA passou o ser o alvo da mídia, sendo transmitido por grandes emissoras de TVs e ganhando espaço em conversas banais do dia a dia. Infelizmente, essa “popularidade” não é animadora. E o que é exibido na mídia são “emocionantes lutas, sem consequências”, que mais tarde são refletidas na sociedade negativamente.
As Crianças estão sendo expostas muito cedo a conteúdos violentos e na maioria dos casos não recebem informação adequada de que essas cenas não devem ser copiadas, e os jovens por estarem em uma fase de desenvolverem seu senso crítico acabanam sendo influenciadas, tornando-se pessoas violentas.
As academias estão adotando o MMA, e assim preparando muitos lutadores. Esse quadro é refletido diretamente na sociedade. Vemos em jornais muitos casos covardes de pessoas ou gangues que atacam por preconceitos ou por mera “diversão” cidadãos inocentes nas ruas. Com tudo, o que era apenas um esporte acaba se tornado um grande vilão.
Em suma, a prática do MMA deve ser repensada. Uma vez que, essa é uma atividade que só gera violência. O que deveria ser feito urgentemente é proibição da exibição desse “esporte” pela mídia. Posteriormente, a prática do MMA no ringue deve ser extinta. O Investimento em esportes que realmente irão trazer benefícios seria uma boa solução. |
|
BaD.BoY
 | Assunto: Re: Alguém pode corrigir minha redação,por favor? Sex Maio 18, 2012 7:34 pm | |
| Vou te responder quando voltar de universidade, já vou avisando que vou criticar muito a sua redação. |
|
BaD.BoY
 | Assunto: Re: Alguém pode corrigir minha redação,por favor? Sab Maio 19, 2012 4:43 pm | |
| Primeiro parágrafo:
Sua introdução está bem clara e deixa bem objetiva a tese que irá defender. Embora eu ache que seja possível mostrar que no MMA algumas coisas são ilusão, creio que vc começou errado ou vai ter extrema dificuldade para defender que o MMA "só viabiliza a violência".
Segundo parágrafo:
Vc poderia ter abordado o motivo que levou as redes de transmissões a adotarem o MMA.
Eu não entendi muito bem a parte do “emocionantes lutas, sem consequências”. Existe sim consequências, se elas são boas ou ruins é vc que tem que mostrar.
Terceiro parágrafo:
Esse parágrafo é muito problemático. Primeiramente os eventos de MMA não são exibidos em horário nobre, eles são televisionados por volta das 23:00 e seguem durante a madrugada, nesse horário geralmente as crianças não estão acordadas. O que pode acontecer é a criança assistir o Globo Esporte ou outro programa esportivo de tarde e ver um replay de uma luta com um chute ou soco entrando na cabeça do oponente e a pessoa cair ou desmaiar devido ao nocaute. Mas não vejo de maneira nenhuma isso influenciando na personalidade ou senso crítico.
Se for fazer uma comparação com os desenhos animados, é comum ver personagem pegando um pau ou outro objeto e batendo na cabeça do outro personagem. Por que isso influenciaria menos as crianças do que o MMA? Porquê é de mentirinha? Vc precisa de algum estudo que demonstre isso para fazer tal afirmação.
Eu concordo que "as cenas não devem ser copiadas" e uma melhor intrusão pode evitar problemas. Agora vc afirmar que as lutas de MMA tornam automaticamente crianças em adultos violentos, beira o absurdo.
Quarto parágrafo:
De maneira nenhuma gangues -- e as violências e crimes gerados por elas -- tem aumentado, ou sido responsável, devido ao MMA. Veja esses casos: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/12/269511.shtml http://veja.abril.com.br/160200/p_112.html http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2010/02/06/238377-caso-do-homossexual-espancado-ate-a-morte-em-sao-paulo-completa-10-anos
Como pode ver, são homicídios cometidos por gangues a 10 anos atrás. Nessa época o MMA era muito mais impopular do que hoje e nem por isso eles deixaram de acontecer.
O aumento da intolerância contra os homossexuais pode estar ocorrendo devido a maior exposição deles com a parada gay, mas não tem nada a ver com o MMA.
Último parágrafo:
"Uma atividade que só gera violência". Afirmação absurda porque também MMA gera empregos, diversifica a economia, introduz ou incentiva as pessoas a praticarem um atividade física, pode melhor a disciplina e a capacidade de auto-defesa, entre outras coisas. Por favor evite usar esses termos arbitrários e generalizantes: só, sempre, jamais, nunca, somente, todos, nenhum, etc. Raramente é possível usa-los.
A proibição de exibição do esporte pela mídia não ocorrerá. Primeiro que não exitem dados suficientes, e vc também não conseguiu providencia, que o MMA faz realmente mal. Segundo que o MMA hoje gera muita renda e redes de TVs não vão deixar esse pote de ouro passar, por mais que algumas pessoas achem o esporte muito "violento" ou chocante.
"Investimento em esportes que realmente irão trazer benefícios". O MMA traz uma série benefícios também para a sociedade como um todo, mas aparentemente vc super-valorizou os malefícios (que realmente existem) e ignorou as coisas boa que o esporte pode trazer. São pouquíssimos os esportes que não trazem dano, se for analisar o futebol, como exemplo, verá que a extrema rivalidade entre torcidas gera várias brigas entre elas e as vezes resultam em morte.
Considerações finais:
jaja sua redação está muito bem escrita e possuí boa estrutura dissertativa, mas peca e muito na argumentação, capacidade de persuasão, quebra do senso comum e dados relevantes. Eu não sei se essa é realmente sua opinião sobre o MMA ou vc resolveu adotar esse ponto de vista e defender nesse tema, mas de longe, tentar defender a injustificada glorificação da violência é o mais difícil. Tente se informar mais sobre o esporte e refaça a redação.
Critério 1: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Critério 2: Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, paráfrases dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Critério 3: Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista. Critério 4: Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Critério 5: Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Sua nota na redação do ENEM seria: 640 pontos.
Última edição por BaD.BoY em Seg Maio 21, 2012 3:46 am, editado 1 vez(es) |
|
jaja3002
 | Assunto: Re: Alguém pode corrigir minha redação,por favor? Sab Maio 19, 2012 6:38 pm | |
| Obrigado pela correção.Eu não conheço muito o MMA,só fiz essa redação porque o Uol tem um banco de redações e neste mês estava pedindo o tema sobre este esporte. http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/o-mma-e-um-esporte-como-outros-ou-injustificada-glorificacao-da-violencia.jhtm
vou escrever de novo essa redação. |
|