CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
andre13al



Mensagens: 17
Data de inscrição: 01/08/2011

MensagemAssunto: Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?   Seg Ago 01, 2011 10:30 pm

Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?



Alvo de intensos preconceitos no passado, o negro era tratado como objeto de trabalho, ou seja, não possuía mobilidade social nenhuma e ainda tinha que trabalhar sob ordens de ‘’seus donos’’. Assim, a palavra a ser usada é essa, ‘’seus donos’’, fazendeiros, que possuíam total direito sobre eles.

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Entretanto, apesar de ter abolido a escravidão o negro sofreu e ainda sofre com preconceito racial, às vezes de forma muito violenta simplesmente por possuir a cor negra.

A sociedade, contudo, está se conscientizando de que é errado e crime a discriminação racial. Todavia, atualmente, a pessoa de cor negra ainda luta por um espaço social maior em todos os campos profissionais e sociais. Porém, ainda não correto é afirmar que o negro possui o mesmo status social que o branco, não enquanto houver preconceituosos na população.

Não é a cor que determina a capacidade do ser humano, mas sim vontade e objetivo que cada um possui. Ainda hoje, o emprego é mais fácil de ser conquistado por um branco do que por um negro, mostrando, cada vez mais, o abismo do preconceito que ainda existe em nosso país.

Apenas quando a Lei for levada mais a sério o negro poderá ser considerado na posição de mesmo status social do branco, o que era para ter acontecido há muito tempo, pois a cada dia que passa as pessoas veem o erro que cometem quando julgam uma pessoa pela cor.


Olá a todos! Gostaria de saber sobre minha redação. Está boa?
Poderiam dar uma nota de 0 a 10 pelos critérios do enem?
Aguardo e abraços a todos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Rector



Mensagens: 168
Data de inscrição: 16/07/2011

MensagemAssunto: Re: Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?   Qua Ago 03, 2011 1:57 am

Andre13al,

Sugestões de melhoria:

Alvo de intensos preconceitos no passado, o negro era tratado como objeto de trabalho, ou seja, não possuía mobilidade social nenhuma e ainda tinha que trabalhar sob ordens de "seus donos". Assim, a palavra a ser usada é essa [esta], "seus donos", fazendeiros que possuíam total direito sobre eles.

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Entretanto, apesar de ter abolido a escravidão [,] o negro sofreu e ainda sofre com preconceito racial, às vezes de forma muito violenta simplesmente por possuir a cor negra.

A sociedade, contudo, está se conscientizando de que é errado e [é um] crime a discriminação racial. Todavia, atualmente, a pessoa de cor negra ainda luta por um espaço social maior em todos os campos profissionais e sociais. Porém, ainda não [é] correto é afirmar que o negro possui o mesmo status social que o branco, não enquanto houver preconceituosos na população.

Não é a cor que determina a capacidade do ser humano, mas sim [a] vontade e [o] objetivo que cada um possui. Ainda hoje, o emprego é mais fácil de ser conquistado por um branco do que por um negro, [isso] mostrando [mostra], cada vez mais, o abismo do preconceito que ainda existe em nosso país.

Apenas quando a Lei for levada mais a sério [,] o negro poderá ser considerado na posição de mesmo status social do branco, o que era para ter acontecido há muito tempo, pois a cada dia que passa as pessoas veem o erro que cometem quando julgam uma pessoa pela cor.


COMENTÁRIO:
Introdução e Desenvolvimento: Você poderia focar, logo na introdução, a respeito do Brasil, apresentando o tema propriamente dito " Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status que o branco" Pois, na parte introdutória, podemos ver que não há como identificar "onde" [no caso do tema: Brasil] que o negro [escravo] sofreu esse tratamento; você apenas retratou o "tratamento" tido pelos negros na época. Poderia acrescentar mais, expandido para um âmbito nacional e internacional, navegando na história. Relatar, de início, o "hoje" e o "ontem" da sociedade negra. Fizesse isso de forma sucinta [introdução: De 5 a 6 linhas, para uma redação de aproximadamente 30 linhas] e clara [o seu texto já é bem claro], e só no desenvolvimento expandisse mais. Apontar opiniões de sociólogos reconhecidos e/ou dados que comprovasse que o negro está ganhando espaço em diversas áreas atualmente é uma boa opção para a defesa da argumentação


Conclusão:
No trecho "Apenas quando a Lei for levada mais a sério", qual "lei" ? A Lei Áurea de 1888 ?.... Poderia citar e exemplificar alguma lei mais atual e propuser uma solução mais convincente, como mais divulgação de palestras a respeito do Dia da Consciência Negra... Retratar, em primeiro lugar, a área da educação e familiar, para evitar "futuros preconceitos" na sociedade.


Como foi pedido, para mim, a nota da sua redação varia de 8 a 9.


Aguardamos mais sugestões...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Espíritas e Evangélicos acreditam no mesmo Jesus?
» Ancião Marcos Machado em Capão Bonito, SP, por ele mesmo (O culto da bajulação!)
» Colonização do Brasil
» "Brasil, na rédea curta da ignorância!"
» Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-