CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Proposta de Redação - Unicamp 2011 (artigo jornalístico opinativo em diálogo com crônica de Drummond)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
andrearruda

MensagemAssunto: Proposta de Redação - Unicamp 2011 (artigo jornalístico opinativo em diálogo com crônica de Drummond)   Seg Set 03, 2012 1:50 am

A proposta está aqui: www . comvest. unicamp . br /vest2011/F1/f12011QZ.pdf (texto 3). Se necessário eu posto aqui no tópico a proposta. Minha redação é essa:

É difícil elaborar um texto sobre uma catástrofe tão abrangente quanto as chuvas que predominaram no Brasil nos últimos anos. O mais triste é observar que esse problema não é de hoje, e pode-se perceber isso na crônica “Os dias escuros”, publicada em 1966 por Carlos Drummond de Andrade.

Se não estivesse explícita a data de publicação, seria absolutamente normal pensar que o texto foi publicado no fim do século XXI. Muito do que Drummond descreve encaixa-se na realidade que vivemos. Um grande problema é a influência da chuva na economia. Várias pessoas não podem sair para trabalhar, além de diversos aeroportos que pararam de funcionar, assim como a crônica mostra que ocorreu no passado. Também é possível um agravante decorrente das enchentes, que é a destruição das casas e lojas, deixando vários sem um lugar para morar. Drummond também menciona as ruas alagadas que destroem objetos e leva pessoas de modo cruel.

Deve-se destacar que Drummond aponta, e de maneira correta, que a culpa dessas tragédias é do próprio ser humano. Logo nas primeiras chuvas as cidades brasileiras cederam. Num país que é constantemente abalado por grandes tempestades, espera-se uma poderosa infraestrutura de defesa, assim como o Japão, que planeja suas cidades de modo a se proteger de terremotos.

Há essa necessidade de reconstruir as cidades brasileiras com uma decente proteção contra nosso maior inimigo natural. Mas fazer isso implicaria em mudanças tão longas e complexas que dificilmente ocorrerão tão cedo. Assim, quase 40 anos depois, ainda resta apenas a culpa e remorso evidenciados por Drummond. E nenhuma solução.

xxx

Espero que esteja razoável, nunca tinha feito um artigo em diálogo com uma crônica. Não tenho certeza se está certo. Vou tentar Engenharia Química na Unicamp e USP esse ano, então preciso de uma nota muito boa, por garantia, então podem ser bem rigorosos nos comentários rsrs Espero que que gostem, fiz as outras duas propostas, mas não quero abusar. E essa é a que tenho mais dúvidas se está coerente.

Desde já agradeço o/
Ver perfil do usuário

Proposta de Redação - Unicamp 2011 (artigo jornalístico opinativo em diálogo com crônica de Drummond)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» ANPEC 2011 - Q15
» 1º Mensagem do ET Bilu para a Terra 2011
» Proposta de argumentação para recomposição salarial
» Proposta de Redação - Unicamp 2011 (artigo jornalístico opinativo em diálogo com crônica de Drummond)
» Correção da redação Enem 2011

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -