CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 

Quantos pontos merece essa redação?
1
0%
 0% [ 0 ]
2
0%
 0% [ 0 ]
3
0%
 0% [ 0 ]
4
0%
 0% [ 0 ]
5
0%
 0% [ 0 ]
6
0%
 0% [ 0 ]
7
67%
 67% [ 2 ]
8
33%
 33% [ 1 ]
9
0%
 0% [ 0 ]
10
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 3

AutorMensagem
Karol

MensagemAssunto: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 11:44 am

28 de junho de 2011, data em que aconteceu o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, enchendo de esperança milhares de outros casais injustiçados, se não pela lei, pelo preconceito. Sem dúvida foi um grande avanço no ramo jurídico brasileiro, mas ainda é preciso que se garanta de forma sólida os direitos desses casais.

Apesar de não fazer nenhuma referência direta aos casais homossexuais nesse aspecto, a Constituição Federal diz, através do artigo 226, que a união estável somente acontece entre homem e mulher. Essa lei é o principal empecilho para a consolidação desses relacionamentos no país. Porém, apesar disso, alguns casais conseguem uma decisão judicial à seu favor, dependendo única e exclusivamente do juiz, que pode ou não concordar por puro preconceito ou por influência de fatores como sua religião e princípios.

Ainda nesse aspecto, há a desaprovação da comunidade religiosa, que repudia incessantemente a união homoafetiva. Infelizmente a Igreja, principalmente a católica, ainda possui grande poder de controle sobre a maioria da população brasileira, que, consequentemente, é contra tal prática e defende sua opinião com base em preceitos bíblicos, inclusive muitos dos próprios juízes responsáveis pelos processos que definem o futuro desses casais.

Sendo assim, para eliminar tais dúvidas no momento da decisão judicial, faz-se necessária uma modificação no artigo 226 da Constituição Federal, no intuito de desfazer a restrição da união estável apenas entre pessoas de sexos opostos. Dessa forma os casais homossexuais deixarão de depender do bom senso de um juiz para ter seus direitos garantidos, o que representará não só um grande passo na história jurídica do Brasil, mas um avanço imensurável no combate ao preconceito em nosso país.

Última edição por Karol em Ter Set 11, 2012 8:12 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Raffa

MensagemAssunto: Re: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 6:02 pm

MINHA OPINIÃO

- "enchendo de esperança milhares de outros casais injustiçados..." Acho que essa expressão apelou para um lado muito sentimental, com pouca sobriedade. Também Achei confuso o "se não pela lei, pelo preconceito".

Uma SUGESTÃO, seria escrever assim: "28 de junho de 2011 foi o dia em que aconteceu o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, dando boas expectativas aos demais casais gay que não têm o seu direito de casamento assegurado pelo estado"

- "a Constituição Federal diz, através do artigo 226, que a união estável somente acontece entre homem e mulher". Colocar detalhes muito técnicos num argumento pode demonstrar que você decorou esse seu argumento de um outro lugar. NÃO ESTOU DIZENDO QUE VOCÊ FEZ ISSO, só estou dizendo que os avaliadores do ENEM e de outros vestibulares podem interpretar isso de uma incorreta.

- Ainda na expressão "a Constituição Federal diz, através do artigo 226, que a união estável somente acontece entre homem e mulher", você usou um termo errado. Casamento Civil é o termo correto. União estável é o que lei a permite hoje para os casais GAYS. É o casamento civil que eles querem.

- Não é necessário, mas seria interessante citar a situação dos casais homoafetivos em países da Europa ou nos Estados Unidos. Os países europeus e estados americanos que permitem a união gay, são os que apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano. Isso mostraria como liberdade para com os gays é um sinal de primeiro-mundismo.

- No último parágrafo também tem a expressão errada "a restrição da união estável apenas entre pessoas de sexos opostos."

LEMBRE-SE
Casamento Civil para casais heteroafetivos.
União Estável é o que já é possível HOJE para casais homoafetivos. Casamento Cívil é o que os LGBTs ainda não têm.

- Não percebi erros grotescos de ortografia.

Não vou ficar triste se você dar uma olhadinha na minha redação O CORPO EM EVIDÊNCIA ----> http://capaciteredacao.forum-livre.com/t2802-redacao-o-corpo-em-evidencia-tema-exagerada-exposicao-do-corpo-humano-na-midia
Ver perfil do usuário http://www.twitter.com/MaterialAlien
Jonsnow

MensagemAssunto: Re: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 6:54 pm

Karol escreveu:
28 de junho de 2011, data em que aconteceu o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, enchendo de esperança milhares de outros casais injustiçados, se não pela lei, pelo preconceito. Sem dúvida foi um grande avanço no ramo jurídico brasileiro, mas ainda é preciso que se garanta de forma sólida os direitos desses casais.

Apesar de não fazer nenhuma referência direta aos casais homossexuais nesse aspecto, a Constituição Federal diz, através do artigo 226, que a união estável somente acontece entre homem e mulher. Essa lei é o principal empecilho para a consolidação desses relacionamentos no país. Porém, apesar disso, alguns casais conseguem uma decisão judicial à seu favor, dependendo única e exclusivamente do juiz, que pode ou não concordar por puro preconceito ou por influência de fatores como sua religião e princípios.

Ainda nesse aspecto, há a desaprovação da comunidade religiosa, que repudia incessantemente a união homoafetiva. Infelizmente a Igreja, principalmente a católica, ainda possui grande poder de controle sobre a maioria da população brasileira, que, consequentemente, é contra tal prática e defende sua opinião com base em preceitos bíblicos, inclusive muitos dos próprios juízes responsáveis pelos processos que definem o futuro desses casais.

Sendo assim, para eliminar tais dúvidas no momento da decisão judicial, faz-se necessária uma modificação no artigo 226 da Constituição Federal, no intuito de desfazer a restrição da união estável apenas entre pessoas de sexos opostos. Dessa forma os casais homossexuais deixarão de depender do bom senso de um juiz para ter seus direitos garantidos, o que representará não só um grande passo na história jurídica do Brasil, mas um avanço imensurável no combate ao preconceito em nosso país.

Ortografia:
Repetição excessiva do mesmo artigo

Corpo de redação:
Apesar daqueles que desejam se casar ter como obstaculo principal a decisão judicial, esse não é o fator exclusivo do ato ex: eles poderiam muito bem se sentir constrangidos vivendo numa sociedade preconceituosa como a nossa.

A comunidade religiosa é um termo muito abrangente porque tem pessoas ativas em igrejas que não são opositoras. Seria mais pertinente afirmar que existem igrejas como a católica que através da autoridade máxima (Papa) faz campanhas contra o casamento gay.

Essa informação citada tem fundamento mas de certa forma anula a constituição nacional pois não é o bom senso do juiz que faz ele tomar tal decisão mas sim a consciencia em relação a justiça, se os juizes agissem conforme o bom senso para que ele( o código) existiria?

Se houvesse essa alteração na lei não haveria decisão judicial pois somente vai a tribunal o que não esta previsto certo?

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita : 150
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 150
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 150
Nota 750
Ver perfil do usuário
Karol

MensagemAssunto: Re: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 7:07 pm

Raffa, na verdade o termo está correto. O que é citado no artigo 226 é a união estável entre homem e mulher, sim, que pode ser convertida em casamento. Se der uma pesquisada vai ver isso. Obrigada pelos outros toques, apesar de eu só concordar quanto aos exemplos de outros países que eu poderia ter dado Laughing Vou dar sim uma olhada na sua.
Ver perfil do usuário
Karol

MensagemAssunto: Re: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 7:15 pm

Jonsnow, que artigo?

Quanto à Igreja, eu não disse que todas as pessoas se opõem, perceba que eu disse "a maioria".

Quanto ao bom senso do juiz, a consciência que o juiz tem da justiça é justamente parte integrante do bom senso dele, assim como o de todo mundo.

E quanto à alteração na legislação, é óbvio que não é para haver decisão judicial pra definir se eles podem ou não se casar. Pra casais héteros isso não é preciso, justamente porque eles têm a lei ao seu lado, por que pra eles há de ser diferente se minha proposta se concretizar? Se eu tiver entendido mal, me diga.

E não entendi direito o que você disse sobre "corpo de redação".

Obrigada pela atenção. Beijinhos Smile
Ver perfil do usuário
Jonsnow

MensagemAssunto: Re: Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)   Seg Set 10, 2012 7:42 pm

oi karol, quando digo corpo de redação estou me referindo a sua introdução, desenvolvimento e conclusão.

obs:

1. "Comunidade religiosa" engloba aqueles que são componentes de um grupo (seja religioso,social,etnico)(você foi muito abrangente nesse momento, neste paragrafo)
Dicionarios da net

"Comunidade" grupo de pessoas ou animais que vivem em conjunto (http://pt.thefreedictionary.com/comunidade)

ou
"comunidade" Sociedade religiosa submetida a uma regra comum (http://www.dicio.com.br/comunidade/).

2. Juizes são humanos affraid mas não podem ser parciais perante a lei,(ou podem ?) na minha visão você deu a entender certa parcialidade juridica. (é discutivel)

3. sim se existe uma lei não existe discussão judicial (eu errei nessa).
Ver perfil do usuário

Legalização do Casamento Gay no Brasil (Tópico Encerrado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -