CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

A importância da música na vida das pessoas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
leosueiro123

MensagemAssunto: A importância da música na vida das pessoas   Qua Set 12, 2012 6:06 pm

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/ufscar/ufscar2009.asp?img=01
Tema: A importância da música na vida das pessoas

Título: O som substituindo a luta.

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visavam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionanar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos. Entretanto, a música transcende a isso e pode muitas vezes tornar-se um meio de luta, de contestação, aliando beleza à causa defendida pelo músico.

Enquanto muitos estudantes e tarbalhadores etavam lutando nas ruas pelo término da ditadura militar no Brasil, Caetano Velozo, Gilberto Gil e Geraldo Vandré utilizavam de seu talento artístico para denunciar o regime opressivo e incentivar os movimentos pró-democracia. Outro exemplo é Jonh Lennon, cujas músicas tiveram papel fundamental na conscientização dos jovens de sua geração, defendendo o fim dos conflitos mundiais.

Atualmente, o Rap difunde-se cada vez mais pelo mundo. No Brasil, temos como exemplo os Racionais. Suas músicas recitadas, através das quais denunciam a pobreza, a fome e o descado do governo para com as pessoas excluídas da sociedade, são formas pacíficas e inteligentes de manifestar um descontetamento e atrair a atenção de outras pessoas para esses problemas. Mais recente ainda foi o caso da banda pop Russa que invadiu uma igreja e usou seu som como forma de protesto contra atitudes do governo. Em função da Igreja Ortodoxa Russa ter muita importância para o país, o governo reagiu, mas a maior parte da comunidade internacional apoiou a iniciativa pacífica.

Haja vista o exposto, observa-se a importância da música, não só como forma de entretenimento, como também de protesto. O uso da música, em vez da luta armada, é uma maneira muito mais elegante de se buscar mudanças, porque a quantidade de pessoas que gostam de música é muito maior do que as que prestigiam a violência. Assim, o número de gente atingida é muito maior, e o objetivo terá mais facilidade de ser alcançado.
Ver perfil do usuário
rumoaoafa

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qua Set 12, 2012 7:10 pm

O texto em si não ficou ruim, daria 7 pts em 10. Faltou mais argumento e a introdução poderia ter ficado melhor.
Vale comentar que a conjunção "entretanto" prejudicou a introdução por ser adversativa e ouve erros gramaticais no desenvolvimento.

Por favor avalie a minha
http://capaciteredacao.forum-livre.com/t2833-comentem-por-favor-sem-a-cultura-e-a-liberdade-relativa-que-ela-pressupoe-a-sociedade-por-mais-perfeita-que-seja-nao-passa-de-uma-selva-e-por-isso-que-toda-a-criacao-autentica-e-um-dom-para-o-futuro

obrigado
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qua Set 12, 2012 7:25 pm

Cite os erros gramaticais por favor? E por que a int. está fraca

Pela superficialidade de sua análise, acho que você não tem TANTA propriedade em correções.
Isso não ajuda em nada. Falar que algo está errado. Pontue os erros, ppor favor.

Espero detalhes seus ou analise de outras pessoas.
Ver perfil do usuário
Karol

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qua Set 12, 2012 8:30 pm

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visavam à (a crase não seria necessária) musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionanar (cuidado com os erros de digitação) prazer aos ouvidos e evocar sentimentos. Entretanto, a música transcende a (artigo irrelevante no significado do período) isso e pode muitas vezes tornar-se um meio de luta, de contestação, aliando beleza à causa defendida pelo músico.

Enquanto muitos estudantes e tarbalhadores etavam lutando nas ruas pelo término da ditadura militar no Brasil, Caetano Velozo, Gilberto Gil e Geraldo Vandré utilizavam de seu talento artístico para denunciar o regime opressivo e incentivar os movimentos pró-democracia. Outro exemplo é Jonh Lennon, cujas músicas tiveram papel fundamental na conscientização dos jovens de sua geração, defendendo o fim dos conflitos mundiais.

(Aqui você poderia ter usado um conectivo, como "ainda nesse sentido" ou "além disso". Ficou parecendo que o terceiro parágrafo é um textinho independente do resto da redação) Atualmente, o Rap difunde-se cada vez mais pelo mundo. No Brasil, temos como exemplo os Racionais. Suas músicas recitadas, através das quais denunciam a pobreza, a fome e o descado (erro de digitação de novo) do governo para com as pessoas excluídas da sociedade, são formas pacíficas e inteligentes de manifestar um descontetamento e atrair a atenção de outras pessoas para esses problemas. Mais recente ainda foi o caso da banda pop Russa que invadiu uma igreja e usou seu som como forma de protesto contra atitudes do governo. Em função da Igreja Ortodoxa Russa ter muita importância para o país, o governo reagiu, mas a maior parte da comunidade internacional apoiou a iniciativa pacífica.

Haja vista o exposto, observa-se a importância da música, não só como forma de entretenimento, como também de protesto. O uso da música, em vez da luta armada, é uma maneira muito mais elegante de se buscar mudanças, porque a quantidade de pessoas que gostam de música é muito maior do que as que prestigiam a violência. Assim, o número de gente atingida é muito maior, e o objetivo terá mais facilidade de ser alcançado.

Olha, acho que você defendeu muito pouco a sua opinião, lotando o desenvolvimento de exemplos que não precisavam ser tantos. Na conclusão você foi pouco conciso ou racional e não expôs uma proposta sólida de intervenção. O que seria correto fazer? Sair por aí fazendo protestos "cantados" indiscriminadamente, sem nenhuma limitação? Aí entra a questão dos direitos humanos, que no ENEM conta muito. Acho que você poderia ter sido mais claro nesse ponto.

OBS: Percebi que você destacou a falta de propriedade do colega sobre a correção, mas o fato é que aqui ninguém corrige nada, pois não somos profissionais, apenas estudantes ajudando uns aos outros e dando suas opiniões, ok?

Beijinhos e boa sorte Smile
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 5:07 am

[b]

Última edição por leosueiro123 em Qui Set 13, 2012 9:40 am, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 5:08 am

[b]

Última edição por leosueiro123 em Qui Set 13, 2012 9:40 am, editado 3 vez(es)
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 5:11 am

[b]

Última edição por leosueiro123 em Qui Set 13, 2012 9:41 am, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
AJVictor

MensagemAssunto: Tema: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 7:59 am

Abafa o caso!
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 9:40 am

Como assim abafa?

Alguém pode elucidar minhas dúvidas? De preferência a Karol, pois foi ela que as pontuou.
Aliás eu esqueci de agradecer e de falar uma coisa: Eu não questiono correções. Tanto que não contestei a sua. Mas, diferente de você, ele falou tão pouco e de forma tão superficial que pareceu que ele queria apenas atrair atenção para a correção dele. Very Happy

Explicando melhor minhas dúvidas(e organizando-as):

1) Citar exemplos não é forma de argumentação? Que eu saiba é sim. Chama-se de argumento exemplificativo.

Se quiser uma fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos

Então a dúvida é: Por que não houve defesa da tese? Como eu poderia ter feito, então?

2) "(artigo irrelevante no significado do período)". Está errado mesmo? Na verdade não é artigo, é preposição. Artigo não seria nem dispensável, seria proibido nesse caso. "Essa, esse ou isso" não aceitam artigo. Mas "transceder" aceita preposição. Tanto pode ser VTD, como VTI regendo preposição "a" ou "de". Se possível esclarecer essa pontuação, eu agradeço.
Regencia de transcender: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/gramatica-19/

3) "(Aqui você poderia ter usado um conectivo, como "ainda nesse sentido" ou "além disso". Ficou parecendo que o terceiro parágrafo é um textinho independente do resto da redação)"

Por mais que eu saiba disso, as vezes eu me esqueço desse conectivo ou não uso por achar estranho coisas como "ainda nesse sentido". Fico com receio de isso ser considerado um erro. Mas, pela sua recomendação, pelo jeito posso usar coisas desse gênero, não? Lendo novamente, é notório a falta de ligação entre esses dois parágrafos.

4) 'O que seria correto fazer? Sair por aí fazendo protestos "cantados" indiscriminadamente, sem nenhuma limitação? Aí entra a questão dos direitos humanos, que no ENEM conta muito"
A minha tese não foi essa. Pelo menos não era meu objetivo falar sobre protesto cantado(como manifestação pública) e sim protesto musical(composições, letras, etc). Não ficou claro isso? E só uma observação: só a prova do ENEM exige intervenção.

Obrigado por ter dedicado seu tempo analisando meu texto. Como sempre faço, retribuirei, caso você tenha escrito ou escreva algum texto. Gostaria que você esclarecesse essas dúvidsas acima.

Abraços e espero respostas. alien
Ver perfil do usuário
Karol

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 10:58 am

1) De forma alguma eu disse que expor exemplos não é uma forma de argumentação, e eu sei sim o que são, tanto que faço muito bom uso deles em minhas redações. Eu só quis dizer que o seu desenvolvimento está tão cheio de exemplos que pode chegar a parecer um texto informativo.

2) Li o artigo que você indicou e não vi nenhum exemplo onde fosse usada uma preposição seguida de um pronome demonstrativo, como você fez com "isso". Se tiver uma fonte que comprove que isso é correto, ok. Falo porque pra mim soou estranho e não sou muito boa em explicar tecnicamente erros desse tipo.

4) Haja vista o exposto, observa-se a importância da música, não só como forma de entretenimento, como também de protesto. O uso da música (De que forma? Qual seria sua ideia pra fazer as pessoas se convencerem de que a música é melhor do que as armas pra protestar?), em vez da luta armada, é uma maneira muito mais elegante de se buscar mudanças, porque a quantidade de pessoas que gostam de música é muito maior do que as que prestigiam a violência. Assim, o número de gente atingida é muito maior, e o objetivo terá mais facilidade de ser alcançado.

Tenho certeza que você vai perceber o que eu quis dizer agora. Você não expôs uma ideia de como reverter a situação, apenas disse que o uso da música pra protestar é melhor do que a luta armada e o motivo. Isso deixa lacunas pro leitor imaginar que qualquer forma de protesto musical é válido. Agora que você se explicou eu entendi sua intenção, mas realmente isso não ficou muito claro, na minha opinião.

Outra coisa que eu não tinha percebido é que você diz que assim o objetivo das pessoas pode ser alcançado com mais facilidade. Será mesmo? Será que por ouvir uma simples música, por melhor que seja, vai fazer o governo, por exemplo, conceder direitos aos protestantes? Alguns dos seus próprios exemplos, como Caetano Velozo, protestaram através da música, mas com a intenção de se expressar e até mesmo fazer o povo ir à luta. Essas músicas serviram apenas pra motivar o povo, pois as verdadeiras revoluções aconteceram e acontecem na luta. Foi isso que faltou na conclusão, uma forma efetiva de fazer essa "substituição" que você cita no título.

Qualquer coisa chame de novo. Beijos Smile
Ver perfil do usuário
leosueiro123

MensagemAssunto: Re: A importância da música na vida das pessoas   Qui Set 13, 2012 12:08 pm

Era isso . cheers
vlw
Ver perfil do usuário

A importância da música na vida das pessoas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» REDAÇÃO: UMA ESCOLA QUE PREPARE PARA A VIDA : UTOPIA?
» UMA ESCOLA QUE NOS PREPARE PARA A VIDA: UTOPIA?
» estratégia do inimigo para contaminar a vida dos cristãos
» Criança de um ano grávida na Arábia Saudita.
» A vida em casal exige planejamento nas finanças

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -