CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lee.mafle



Mensagens: 18
Data de inscrição: 11/10/2012

MensagemAssunto: Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)   Sex Out 12, 2012 5:27 pm

Os contrastes de um mundo globalizado


Vivemos um período onde as diferenças, sejam elas culturais, econômicas ou estéticas, crescem cada dia mais e, expandindo-se ao mesmo ritmo, deparamo-nos com o etnocentrismo.

Nos últimos anos, com os avanços na tecnologia e na comunicação, tornou-se mais acessível conhecer outros lugares, outras culturas. Parece mesmo que as fronteiras reduziram-se em todo o mundo. No entanto, existem consequências atreladas a essa intensa globalização: o contato entre diferentes culturas permite a renovação do indivíduo. Surgem novas tendências, novos padrões estéticos e, até mesmo, novas manias que compõem um determinado grupo de pessoas e que, por sua vez, têm tradições diferentes daquelas seguidas por um outro grupo. Essas diferenças são visíveis a todo momento, desde uma roupa de marca que encontra-se apenas em guarda-roupas de pessoas com maior poder aquisitivo, até o hábito de não sair de casa às sexta-feiras como culto a certa religião.

As diferenças são resultados do mundo em que vivemos, são reflexos de vidas que vêm tornando-se cada vez mais conturbadas e complexas. Porém, a sociedade ainda não está preparada para aceitá-las. É considerável, por exemplo, o número de casos de discriminação a homossexuais e a afrodescendentes. Há também os casos de guerras civis em decorrência de diferenças religiosas. Como exemplo atual, podemos citar as revoltas que ocorreram em países árabes em protesto ao filme, produzido por um norte-americano, que ridicularizava Maomé (o profeta da religião islâmica). As pessoas criam aversões àquilo que julgam como incoerente e isso gera uma sociedade etnocêntrica, na qual não há espaço para o que tem se tornado cada vez mais frequente: as diferenças.

Tendo em vista as más consequências da dificuldade na aceitação de diferenças, a população, junto ao governo, deveria lutar em prol de um número maior de campanhas que visassem a plena inclusão de camadas da sociedade que ainda sofrem algum tipo de preconceito. Algumas instituições públicas, como as escolas, também poderiam trabalhar melhor essa questão, através de projetos que abrangessem toda a comunidade. Mudanças como estas, se realizadas em diversos espaços ao redor do mundo, conseguiriam, ainda que lentamente, provocar alterações nas futuras gerações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bia Azevedo



Mensagens: 271
Data de inscrição: 28/09/2012
Idade: 21

MensagemAssunto: Re: Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)   Seg Out 15, 2012 1:13 am

Os contrastes de um mundo globalizado


Vivemos um período onde as diferenças - sejam elas culturais, econômicas ou estéticas -crescem cada dia mais e, expandindo-se ao mesmo ritmo, deparamo-nos com o etnocentrismo.

Nos últimos anos, com os avanços na tecnologia e na comunicação, tornou-se mais acessível conhecer outros lugares, outras culturas. Parece mesmo que as fronteiras reduziram-se em todo o mundo. No entanto, existem consequências atreladas a essa intensa globalização: o contato entre diferentes culturas permite a renovação do indivíduo. Surgem novas tendências, novos padrões estéticos e, até mesmo, novas manias que compõem um determinado grupo de pessoas e que, por sua vez, têm tradições diferentes daquelas seguidas por um outro grupo. Essas diferenças são visíveis a todo momento, desde uma roupa de marca que encontra-se apenas em guarda-roupas de pessoas com maior poder aquisitivo, até o hábito de não sair de casa às sexta-feiras como culto a certa religião. (A forma que vc colocou esse parágrafo, dava a entende - lo como um crítica, a partir da expressão, "No entanto..." te aconselharia a reescreve-la de forma mais direta ao que vc realmente esta tentando abordar)

As diferenças são resultados do mundo em que vivemos, são reflexos de vidas que vêm tornando-se cada vez mais conturbadas e complexas. Porém, a sociedade ainda não está preparada para aceitá-las. É considerável, por exemplo, o número de casos de discriminação a homossexuais e a afrodescendentes. Há também os casos de guerras civis em decorrência de diferenças religiosas. Como exemplo atual, podemos citar as revoltas que ocorreram em países árabes em protesto ao filme, produzido por um norte-americano, que ridicularizava Maomé (o profeta da religião islâmica). As pessoas criam aversões àquilo que julgam como incoerente e isso gera uma sociedade etnocêntrica, na qual não há espaço para o que tem se tornado cada vez mais frequente: as diferenças.

Tendo em vista as más consequências da dificuldade na aceitação de diferenças, a população, junto ao governo, deveria lutar em prol de um número maior de campanhas que visassem a plena inclusão de camadas da sociedade que ainda sofrem algum tipo de preconceito. Algumas instituições públicas, como as escolas, também poderiam trabalhar melhor essa questão, através de projetos que abrangessem toda a comunidade. Mudanças como estas, se realizadas em diversos espaços ao redor do mundo, conseguiriam, ainda que lentamente, provocar alterações nas futuras gerações. (O seu projeto de conclusão é interessante, mas o ideal é que vc defina uma conclusão que esteja diretamente ligada aos problemas que vc abortou, como se vc quisesse influenciar o leitor / corretor a aderir a sua causa, pois não tem apenas um fundamento como também uma solução.)


Competências avaliadas
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5

Total: 9,0

Desempenho em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 1,5 - Bom
Nota 1,0 - Regular
Nota 0,5 - Fraco
Nota 0,0 - Insatisfatório

Espero ter ajudado ! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bia Azevedo



Mensagens: 271
Data de inscrição: 28/09/2012
Idade: 21

MensagemAssunto: Re: Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)   Seg Out 15, 2012 5:35 pm

"...Nos últimos anos, com os avanços na tecnologia e na comunicação, tornou-se mais conhecer outros lugares e outras culturas tornou-se mais acessível Parece mesmo que As fronteiras reduziram-se em todo o mundo. No entanto, existem consequências atreladas a essa intensa globalização: o contato entre diferentes culturas povos permite a renovação do indivíduo, onde surgem novas tendências, novos padrões estéticos e, até mesmo, novas manias que compõem um determinado grupo de pessoas e que, por sua vez, têm com tradições diferentes daquelas seguidas por outra sociedade.
Essas diferenças são visíveis a todo momento, podem ser identificadas desde uma roupa de marca que encontra-se apenas em guarda-roupas de pessoas com maior poder aquisitivo, o modo como diferentes grupos sociais se vestem, até os costumes de não sair de casa às sexta-feiras como culto a certa religião. religiosos - como em nosso país - os Adventistas que tem como crença guardar os sábados. "

Não ficou muito bom pq eu to com pouco tempo, mas é mais ou menos isso que eu sugiro.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juhdalencar



Mensagens: 11
Data de inscrição: 09/10/2012
Idade: 27

MensagemAssunto: O desafio de se conviver com a diferença   Seg Out 15, 2012 9:48 pm

Olá Lee.mafle, li a sua redação concordo com as correções já feitas e acrescento aqui algumas considerações.

INTRODUÇÃO: Achei um pouco fraca ou faltando algo, pois você diz que as diferenças crescem e expande a cada dia no período em que nos vivemos, mas não da uma pista do porque, somente a partir do segundo paragrafo você faz isso, não chega as ser um erro grave, contudo acredito que ficarei melhor se você coloca-se logo na introdução, ficaria melhor construído.
Além disso você utiliza o segmento Vivemos um período , que é muito batido , como "atualmente", "hoje em dia", etc. tente fugir um pouco disso, sugiro que comece logo por " as diferenças..."
Você também escreveu "crescem cada dia mais" aqui há o uso do pleonasmo, pense comigo, se algo cresce, cresce cada vez mais não têm como crescer cada vez menos pontos precioso poderia ter sido retirados aqui.
Gostei do uso do termo ETNOCENTRISMO, mostrou riqueza vocabular.

1º paragrafo de DESENVOLVIMENTO: começo aqui ressaltando que este e todos os parágrafos que seguem estão muito grandes, todos com mais de 6 linhas, tente enxugar mais o seu texto.
O período Nos últimos anos, com os avanços na tecnologia e na comunicação, tornou-se mais acessível conhecer outros lugares, outras culturas. teria sido melhor usando na introdução ou parte dele, além disso aqui você comete um erro que repete também em outros períodos e parágrafos do texto você repete as palavras em um curtíssimo espaço, exemplo outros lugares, outras culturas, poderia ter colocado apenas outros lugares e culturas.
O termo parece mesmo não foi bem empregado , evite verbos como parece e acha-se isso remete a uma incerteza que você possa ter do que esta escrevendo, sugiro que comece por "as fronteiras reduziram-se na maior parte do mundo ou em boa parte do mundo" pois dizer que não mais fronteiras no mundo seria uma generalização.
Surgem novas tendências, novos padrões estéticos e, até mesmo, novas manias novamente repetições novas,novos,novas sugiro que escreva "surgem novas tendências,padrões estéticos e até mesmo manias"
têm tradições diferentes daquelas seguidas por um outro grupo este termo também remete ao pleonasmo, pois se as tradições são diferentes só podem ser de outro grupo.
Gostei do fato de você citar exemplos, porém acredito que poderia ter colocado em relação a comida que se come ou religião que se segue.

2º paragrafo de DESENVOLVIMENTO: Porém, a sociedade ainda não está preparada para aceitá-las novamente aqui houve generalizações
É considerável, por exemplo, o número de casos de discriminação a homossexuais e a afrodescendentes. Há também os casos de guerras civis em decorrência de diferenças religiosas. gostei bastante do que você escreveu, sugiro a você que aqui introduza dados brasileiros de quantas pessoas já sofreram discriminação racial o sexual no brasil ou algum caso de grande repercussão.
atenção você novamente repetiu palavras em um contexto muito próximo o número de casos de discriminação a homossexuais e a afrodescendentes. Há também os casos de guerras civis
Como exemplo atual o atual é desnecessário e novamente você repete palavras, no caso é exemplo que você já havia colocado no inicio do paragrafo.
As pessoas criam aversões àquilo que julgam como incoerente e isso gera uma sociedade etnocêntrica, na qual não há espaço para o que tem se tornado cada vez mais frequente: as diferenças. Este trecho é dispensável aqui você praticamente repete o que já havia dito no período anterior só que com outras palavras, sugiro que retire este trecho e termine o paragrafo em sociedade etnocêntrica, já está bastante satisfatório.

CONCLUSÃO: gostei bastante , não começou por clichês como 'portanto" , "concluímos assim" e etc. Além disso você deu soluções ao problemas que é algo que a redação do enem exige.

Lee.mafle como considerações finais digo que reescreva o texto, com as correções feitas e coloque exemplos positivos de lugares e pessoas que convivem com as diferenças, também explore mais, algumas principais diferenças como racial,sexual e acrescente a física e social ou socioeconômica.

Nota: 700
Espero ter ajudado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lee.mafle



Mensagens: 18
Data de inscrição: 11/10/2012

MensagemAssunto: Re: Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)   Ter Out 16, 2012 1:04 am

muito obrigada pelas correções, Bia Azevedo e juhdalencar (:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Diferença entre Platão e Aristóteles
» Nota de Falecimento: Morreu o Ancião José Nicolau Ex-Presidente do Brás!
» Tema: O desafio de se conviver com a diferença (nota de 0 a 1000)
» Tema: O Desafio de se Conviver Com a Diferença ( por favor, preciso que corrijam essa redação urgente)
» tema:o desafio de se conviver com as diferenças

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -