CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 6:33 am

Uma deficiência no Brasil


O número de deficientes físicos, intelectuais, visuais e auditivos é grande no Brasil. Porém, essa considerável parcela da população brasileira carece de alguns pilares para a plena inclusão social: o mau planejamento das cidades no que tange a infraestrutura de locomoção dessas pessoas, a falta de consciência da população em geral e o escasso incentivo governamental são exemplos de fatores que retardam essa inclusão.


A infraestrutura das cidades, de modo geral, dificulta a movimentação dos deficientes. São edifícios particulares, repartições públicas, calçadas e vias mau preparadas para atender a essas pessoas. Além da falta de rampas, buracos e calçadas estreitas e com desníveis, os deficientes também necessitam de mais vagas de estacionamento destinadas à eles. O número de motoristas "normais" que não respeitam essas vagas é alarmante e evidencia uma grave questão de consciência da população brasileira.


Essa questão, em geral, fica bem expressa no preconceito, que ainda é grande em nossa sociedade. Além do desrespeito às vagas de trânsito e em transportes públicos destinadas aos deficientes, não são raros os noticiários que divulgam atitudes discriminatórias contra deficientes. Um gesto, uma piada ou uma explícita manifestação de intolerância, muitas vezes, podem traumatizar as vítimas e dificultar ainda mais o pleno acesso à inclusão social.


Outro fator que retarda essa inclusão é o pequeno apoio governamental. Apesar de haver ONGs e outras instituições que defendem o direito da pessoa com deficiência, o número de projetos sociais que visam a integrar essa parcela da população ainda é escasso, principalmente longe dos grandes centros.


É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paralimpíadas de Londres, a lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns. No entanto, essas atitudes ainda não conseguiram efetivamente incluir essas pessoas. Espera-se que os impactos da precária condição urbana sejam minimizados, a população adquiria maior consciência perante aos deficientes e o governo legisle melhor acerca dessa parcela populacional. Só assim será possível a total inclusão social desse grupo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
marco tulio



Mensagens: 76
Data de inscrição: 11/10/2012
Idade: 19
Localização: Viçosa

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:12 am

Uma deficiência no Brasil [pouco criativo]



O número de deficientes físicos, intelectuais, visuais e auditivos é grande no Brasil. Porém, essa considerável parcela da população brasileira carece de alguns pilares para a plena inclusão social: o mau planejamento das cidades no que tange a infraestrutura de locomoção dessas pessoas, a falta de consciência da população em geral e o escasso incentivo governamental são exemplos de fatores que retardam essa inclusão. [introduziu muito bem o tema]


A infraestrutura das cidades, de modo geral, dificulta a movimentação dos deficientes. São edifícios particulares, repartições públicas, calçadas e vias mau preparadas para atender a essas pessoas. Além da falta de rampas, buracos e calçadas estreitas e com desníveis, os deficientes também necessitam de mais vagas de estacionamento destinadas à eles. O número de motoristas "normais" que não respeitam essas vagas é alarmante e evidencia uma grave questão de falta de consciência da população brasileira.


Essa questão, em geral, fica bem expressa no preconceito, que ainda é grande em nossa sociedade. Além do desrespeito às vagas de trânsito e em transportes públicos destinadas aos deficientes, não são raros é comum [fale o que é, e não o que não é] noticiários que divulgam atitudes discriminatórias contra deficientes. Um gesto, uma piada ou uma explícita manifestação de intolerância, muitas vezes, podem traumatizar as vítimas e dificultar ainda mais o pleno acesso à inclusão social.


Outro fator que retarda essa inclusão é o pequeno apoio governamental. Apesar de haver ONGs e outras instituições que defendem o direito da pessoa com deficiência, o número de projetos sociais que visam a integrar essa parcela da população ainda é escasso, principalmente longe dos grandes centros.


É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paralimpíadas de Londres, a lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns. No entanto, essas atitudes ainda não conseguiram efetivamente incluir essas pessoas. Espera-se que os impactos da precária condição urbana sejam minimizados, a população adquiria maior consciência perante aos deficientes e o governo legisle melhor acerca dessa parcela populacional. Só assim será possível a total inclusão social desse grupo. [ficou boa a conclusão e tratou muito bem da diplomacia: não chingar diretamente os governantes. No entando poderia ter colocado algo mais "acessível" como: conscinetização da população por meio de projetos e palestras - ou algo do tipo]

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. (200/200)
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do
texto dissertativo-argumentativo.(200/200)
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (160/200)
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.(200/200)
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.(160/200)
Total: 920
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:13 am

Vlw marco. Mto obg!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
richardson gutemberg



Mensagens: 219
Data de inscrição: 21/05/2012
Idade: 18
Localização: Manaus-AM

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:17 am

Uma deficiência no Brasil



O número de deficientes físicos, intelectuais, visuais e auditivos é grande no Brasil. Porém, essa considerável parcela da população brasileira carece de alguns pilares para a plena inclusão social: o mau planejamento das cidades no que tange a infraestrutura de locomoção dessas pessoas, a falta de consciência da população em geral e o escasso incentivo governamental são exemplos de fatores que retardam essa inclusão. (Boa tese!)


A infraestrutura das cidades, de modo geral, dificulta a movimentação dos deficientes. São edifícios particulares, repartições públicas, calçadas e vias mau mal preparadas para atender a essas pessoas. Além da falta de rampas, buracos e calçadas estreitas e com desníveis, os deficientes também necessitam de mais vagas de estacionamento destinadas à a (Uso incorreto da crase) eles. O número de motoristas "normais" que não respeitam essas vagas é alarmante e evidencia uma grave questão de consciência da população brasileira.


Essa questão, em geral, fica bem expressa no preconceito, (Fica melhor sem a vírgula) que ainda é grande em nossa sociedade. Além do desrespeito às vagas de trânsito e em transportes públicos destinadas (Erro de concordância. O correto seria "destinados) aos deficientes, (Aqui deveria ser um ponto de continuação) não são raros os noticiários que divulgam atitudes discriminatórias contra deficientes. Um gesto, uma piada ou uma explícita manifestação de intolerância, muitas vezes, podem traumatizar as vítimas e dificultar ainda mais o pleno acesso à inclusão social.


Outro fator que retarda essa inclusão é o pequeno apoio governamental. Apesar de haver ONGs e outras instituições que defendem o direito da pessoa com deficiência, o número de projetos sociais que visam a integrar essa parcela da população ainda é escasso, principalmente longe dos grandes centros. (Esse argumento é muito interessante!)


É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paraolimpíadas de Londres, a lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns. No entanto, essas atitudes ainda não conseguiram efetivamente incluir essas pessoas. Espera-se que os impactos da precária condição urbana sejam minimizados, a população adquiria maior consciência perante aos deficientes e o governo legisle melhor acerca dessa parcela populacional. Só assim será possível a total inclusão social desse grupo.

Seria muito interessante se você abordasse um aspecto positivo nessa redação. Um exemplo é os avanços econômicos no Brasil, melhorando a infraestrutura, gerando oportunidades etc. Só depois que você citaria que esse avanço econômico não foi o suficiente para "incluir" os deficientes na sociedade (inclusão social). Que esse avanço não chegou a atingir a todos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:25 am

Richardson, muito obrigado mesmo pela avaliação.
Mas tem algumas coisinhas que eu vou contrargumentar rsrsrsrs'

Uma deficiência no Brasil



O número de deficientes físicos, intelectuais, visuais e auditivos é grande no Brasil. Porém, essa considerável parcela da população brasileira carece de alguns pilares para a plena inclusão social: o mau planejamento das cidades no que tange a infraestrutura de locomoção dessas pessoas, a falta de consciência da população em geral e o escasso incentivo governamental são exemplos de fatores que retardam essa inclusão. (Boa tese!)


A infraestrutura das cidades, de modo geral, dificulta a movimentação dos deficientes. São edifícios particulares, repartições públicas, calçadas e vias mau mal preparadas para atender a essas pessoas. Além da falta de rampas, buracos e calçadas estreitas e com desníveis, os deficientes também necessitam de mais vagas de estacionamento destinadas à a (Uso incorreto da crase) eles. O número de motoristas "normais" que não respeitam essas vagas é alarmante e evidencia uma grave questão de consciência da população brasileira.


Essa questão, em geral, fica bem expressa no preconceito, (Fica melhor sem a vírgula) que ainda é grande em nossa sociedade. Além do desrespeito às vagas de trânsito e em transportes públicos destinadas (Erro de concordância. O correto seria "destinados) [EU ACREDITO QUE NÃO, POIS O "DESTINADAS" SE REFEREM ÀS VAGAS] aos deficientes, (Aqui deveria ser um ponto de continuação) não são raros os noticiários que divulgam atitudes discriminatórias contra deficientes. Um gesto, uma piada ou uma explícita manifestação de intolerância, muitas vezes, podem traumatizar as vítimas e dificultar ainda mais o pleno acesso à inclusão social.


Outro fator que retarda essa inclusão é o pequeno apoio governamental. Apesar de haver ONGs e outras instituições que defendem o direito da pessoa com deficiência, o número de projetos sociais que visam a integrar essa parcela da população ainda é escasso, principalmente longe dos grandes centros. (Esse argumento é muito interessante!)


É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paraolimpíadas[EU SEI QUE PARALIMPÍADAS É ESTRANHO, MAS ASSISTI AS ÚLTIMAS E SEMPRE COLOCARAM PARALIMPÍADAS E NÃO PARAOLIMPÍADAS] de Londres, a há [EU ACREDITO SER A MESMO, POIS NÃO FOI A INTENÇÃO DE USAR NO SENTIDO DE EXISTIR] lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns. No entanto, essas atitudes ainda não conseguiram efetivamente incluir essas pessoas. Espera-se que os impactos da precária condição urbana sejam minimizados, a população adquiria maior consciência perante aos deficientes e o governo legisle melhor acerca dessa parcela populacional. Só assim será possível a total inclusão social desse grupo.

Seria muito interessante se você abordasse um aspecto positivo nessa redação. Um exemplo é os avanços econômicos no Brasil, melhorando a infraestrutura, gerando oportunidades etc. Só depois que você citaria que esse avanço econômico não foi o suficiente para "incluir" os deficientes na sociedade (inclusão social). Que esse avanço não chegou a atingir a todos. [EU CREIO QUE TENHA ABORDADO ASPECTOS POSITIVOS SIM, QUANDO POR EXEMPLO CITO: "É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paraolimpíadas de Londres, a há lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns."




Mais uma vez meu muito obrigado! =)'
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
richardson gutemberg



Mensagens: 219
Data de inscrição: 21/05/2012
Idade: 18
Localização: Manaus-AM

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:37 am

ulyssesaf, concordo com você na parte do PARALIMPíADAS, realmente é assim, já que tem paraolimpíadas e paralimpíadas. rsrs (eu não assisto muito esporte).

Discordo na parte que você citou que não tinha erro na concordância (2 parágrafo). Houve erro sim. No momento em que você usou o termo público, a continuação teria que ser destinado. (mesmo estando referida às vagas).

Você usou um aspecto positivo, mas só la na conclusão. Isso era para estar incluso no desenvolvimento, senão você estaria contrariando todo o texto. Por isso citei aquilo.

E obrigado por corrigir a minha redação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:45 am

Ok richardson... mais uma vez meu muito obrigado. Acho que errei mesmo a concordância naquele parágrafo, mas eu acredito que no ENEM seria considerado desvio leve. O importante lá é fazer uma boa nota! =)' Espero conseguir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
richardson gutemberg



Mensagens: 219
Data de inscrição: 21/05/2012
Idade: 18
Localização: Manaus-AM

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 11:53 am

ulyssesaf escreveu:
Ok richardson... mais uma vez meu muito obrigado. Acho que errei mesmo a concordância naquele parágrafo, mas eu acredito que no ENEM seria considerado desvio leve. O importante lá é fazer uma boa nota! =)' Espero conseguir.

Boa Sorte no ENEM! Também vou fazer e espero alcançar uma boa nota (mesmo sendo treineiro, rsrs).

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victorjuca



Mensagens: 56
Data de inscrição: 15/10/2012

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 1:19 pm

O número de deficientes físicos, intelectuais, visuais e auditivos é grande no Brasil. Porém, essa considerável parcela da população brasileira carece de alguns pilares para a plena inclusão social, mas o mau planejamento das cidades, no que tange à infraestrutura de locomoção dessas pessoas, a falta de consciência da população em geral e o escasso incentivo governamental são exemplos de fatores que retardam essa inclusão.


A infraestrutura das cidades, de modo geral, dificulta a movimentação dos deficientes. São edifícios particulares, repartições públicas, calçadas e vias mal preparadas para atender a essas pessoas. Além da falta de rampas, buracos e calçadas estreitas e com desníveis, os deficientes também necessitam de mais vagas de estacionamento destinadas a eles. O número de motoristas "normais" que não respeitam essas vagas é alarmante e evidencia uma grave questão de consciência da população brasileira.


Essa questão, em geral, fica bem expressa no preconceito, que ainda é grande em nossa sociedade. Além do desrespeito às vagas de trânsito e aos transportes públicos destinadas aos deficientes, não são raros os noticiários que divulgam atitudes discriminatórias contra deficientes. Um gesto, uma piada ou uma explícita manifestação de intolerância, muitas vezes, podem traumatizar as vítimas e dificultar ainda mais o pleno acesso à inclusão social.


Outro fator que retarda essa inclusão é o pequeno apoio governamental. Apesar de haver ONGs e outras instituições que defendem o direito da pessoa com deficiência, o número de projetos sociais que visam a integrar essa parcela da população ainda é escasso, principalmente longe dos grandes centros.


É inegável que atitudes foram e são tomadas para minimizar a exclusão social dos deficientes. Exemplo disso são as Paralimpíadas de Londres, a lei que obriga a destinação de números de vagas de trabalho a deficientes e a tentativa de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas comuns. No entanto, essas atitudes ainda não conseguiram efetivamente incluir essas pessoas. Espera-se que os impactos da precária condição urbana sejam minimizados, a população adquiria maior consciência perante aos deficientes e o governo legisle melhor acerca dessa parcela populacional. Só assim será possível a total inclusão social desse grupo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 1:25 pm

Obrigado victor. =)'
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victorjuca



Mensagens: 56
Data de inscrição: 15/10/2012

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 1:32 pm

Por nada, corrija a minha! =]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ulyssesaf



Mensagens: 635
Data de inscrição: 20/09/2011
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes    Seg Out 15, 2012 2:09 pm

Avaliarei. =)'
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
vinicius001



Mensagens: 8
Data de inscrição: 12/10/2012
Idade: 19

MensagemAssunto: Notas   Seg Out 15, 2012 4:44 pm

Concordo com as correções anteriores.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. (200/200)
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do
texto dissertativo-argumentativo.(200/200)
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (150/200)
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.(200/200)
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.(150/200)


Total:900
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Tema redação Enem 2012: 96. Inclusão social dos deficientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» QUANTOS APROVADOS NO SEAP 2012
» Deficientes auditivos têm melhor visão periférica do que aqueles capazes de ouvir
» Dissertação Argumentativa- Tema: o aborto !
» Dissertação com o tema: Liberação do aborto
» Tema: Aborto. Título: Uma grande polêmica

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -