CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Malorientado

MensagemAssunto: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Ter Out 23, 2012 12:29 am

Por favor avaliem e deixem uma nota de 0 a 10. Conto com a ajuda de vocês pois só terei uma resposta do concurso em janeiro, e até lá...

Ser ou não ser

Dentre as várias coisas possíveis de se dizer sobre nós, os brasileiros, serão certamente consideradas: povo acolhedor, de sorriso fácil, amantes de futebol e carnaval, guerreiros que não desistem nunca. Mas quem nos conhece realmente bem sabe que também somos corruptos, sugestionáveis, violentos e fracos. Observando o todo, somos indefiníveis.
É fato que somos formados por diferentes raças de todo o mundo, e que não há entre nós efetivamente nativos(exceto os indígenas). Essa variedade acumulou aqui qualidades e defeitos em escala mundial, somos acolhedores e extrovertidos, mas temos médicos que dão treinamento a médicos de outras nações em guerra devido a sua experiência com pessoas baleadas. Somos fortes em disputas esportivas, mas fracos em soluções para os pobres, que dependem de bolsas governamentais para se sustentar. Somos fascinantes em nossa cultura, mas fascinados por religiões ou pela mídia, que nos governa como a uma criança, sem falar é claro da política.
Nós não podemos ser caracterizados, pois é enorme nossa variedade. O máximo possível de se fazer é apelidar-nos, tomando uma ou outra coisa(mais viável ou não), a nosso respeito.

Ver perfil do usuário
Bia Azevedo

MensagemAssunto: Re: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Ter Out 23, 2012 1:10 am

Quais são os critérios avaliativos do concurso que vc fez ?
Ver perfil do usuário
Malorientado

MensagemAssunto: Re: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Ter Out 23, 2012 1:24 am

Sobre a redação consta no edital:
A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar
a capacidade de expressão escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua
Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base no tema indicado na questão discursiva, uma
redação com extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas, primando pela
coerência, correção e pela coesão.
Era pra ser um texto dissertativo argumentativo.
Ver perfil do usuário
Bia Azevedo

MensagemAssunto: Re: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Ter Out 23, 2012 2:19 am

Bem, aqui esta com 15 linhas, se sua letra for grande acho que alcançou o limite mínimo.

Ser ou não ser > Começar com frase feita não é muito legal.

Dentre as várias coisas possíveis de se dizer sobre nós, os brasileiros, serão certamente consideradas: povo acolhedor, de sorriso fácil, amantes do futebol e carnaval, guerreiros que não desistem nunca. Mas quem nos conhece realmente bem, sabe que também somos corruptos, sugestionáveis, violentos e fracos. (Essa generalização não é enriquecedora. Eu não sou corrupta, fraca ? Jamais, violenta eu sou, mas generalizar não é legal!) Observando o todo, somos indefiníveis.

É fato que somos formados por diferentes raças de todo o mundo, e que não há entre nós efetivamente nativos(exceto os indígenas). (Pq a exclusão dos indios ? eu não compreendi) Essa variedade acumulou aqui qualidades e defeitos em escala mundial, somos acolhedores e extrovertidos, mas temos médicos que dão treinamento a médicos de outras nações em guerra devido a sua experiência com pessoas baleadas. Somos fortes em disputas esportivas, mas fracos em soluções para os pobres, que dependem de bolsas governamentais para se sustentar. Somos fascinantes em nossa cultura, mas fascinados por religiões ou pela mídia, que nos governa como a uma criança, sem falar é claro da política.

Nós não podemos ser caracterizados, pois é enorme nossa variedade. O máximo possível de se fazer é apelidar-nos, tomando uma ou outra coisa(mais viável ou não), a nosso respeito.

Comentário Geral: A ideia da redação foi boa, mas acho que vc não soube construí-la
inteiramente dentro dos moldes dissertativo-argumentativo.
Vc apenas discorreu o tema, mostrando vantagens e desvantagens ao mesmo tempo.
A paragrafação também não foi muito boa e os exemplos não ficaram muito claro.
A sua conclusão ficou um pouco vaga, não fazendo referencia completa ao que foi abordado no texto.
Infelizmente acho que sua pontuação vai ficar abaixo da média, entre mais ou menos 4 ou 5, vai depender muito dos critérios exigidos e talvez do correto
r.

Ver perfil do usuário
Malorientado

MensagemAssunto: Re: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Ter Out 23, 2012 10:27 pm

Eu cumpri com a quantidade de linhas e também coloquei meus parágrafos depois de indefiníveis e política, nos espaços que você deixou. Fazer o título com uma frase pode dar algum desconto? Por quê? Quanto a parte dos indígenas, eu quis dizer que não há entre nós nativos, exceto os índios(que são nativos), e que outras raças provém de outras regiões(ficou tão estranho assim?). A repetição de somos também ficou redundante? Infelizmente foi por falta de tempo que não fiz melhor, foquei na outra parte da prova. Por ser um concurso militar acha que a banca pode ser mais rígida? Será que não dá nem 50%? Obrigado pela opinião.
Ver perfil do usuário
Bia Azevedo

MensagemAssunto: Re: Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro   Qui Out 25, 2012 12:49 am

Olha eu sinceramente não sei o que é cobrado nesse concurso, to analisando pelos criterios que eu conheço analisados em redações de carater dissertativo-argumentativo. Geralmente no edital informa o que vai ser avaliado pelo corretor. Tenta fazer uma comparação. Very Happy Ou então pega alguma prova do ano anterior e veja se tem exemplos das redações feitas, geralmente alguns cursos preparatórios fazm isso.
Ver perfil do usuário

Tema EsSA 2012: O que é ser brasileiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -