CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 O trabalho na construção da dignidade humana (ENEM 2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rodka



Mensagens: 13
Data de inscrição: 14/09/2011

MensagemAssunto: O trabalho na construção da dignidade humana (ENEM 2010)   Qua Set 14, 2011 1:04 am

Fiz essa redação ano passado, na prova, mas me sai mal. Fiquei com 6,5 e decidi fazer novamente.
O meu problema, além do texto em si, é o tempo, acho que fiz essa em 1h30.

O trabalho na construção da dignidade humana
(Sem título)
Existe no Brasil uma diversidade nas relações trabalhistas que inviabiliza uma abordagem homogênea do assunto, e se justifica pela variedade histórica de ações governamentais aplicadas nas regiões do país. Essas diferenças geraram uma sociedade em que se debate, por um lado, a revolução nas relações humanas no trabalho e ao mesmo tempo o combate a um sistema semelhante ao escravocrata.

Um dos fatores que favoreceram a retomada das relações análogas a escravidão é a concentração fundiária, existente desde as capitanias hereditárias. Grande parcela da população não foi beneficiada com terras para o plantio de sub-existência, desta forma, a única opção era vender a sua mão-de-obra por um preço irrisório.
Até mesmo nas capitais, onde se discute uma nova forma de relação de trabalho, existem resquícios do trabalho escravo. Imigrantes de outras regiões, ou países, são submetidos a altas cargas horárias, baixa remuneração e em alguns casos, cerceamento de liberdade, em indústrias têxteis clandestinas.

Antes de discutir o futuro, é mais do que necessário corrigir erros históricos que permanecem, aparentemente, imutáveis no mundo do trabalho brasileiro. Fiscalizar e combater o trabalho escravo é importante, porém, o trabalhador se submete a essa condição indigna por falta de oportunidade, então, a reforma agrária solucionaria boa parte desse problema.

Além de fornecer terra, para existir igualdade social no campo, o governo precisaria aplicar recursos na formação profissional qualificada da população carente dos centros urbanos, seja em cursos técnicos ou na ampliação das vagas nas universidades públicas. O mercado informal e o tráfico de drogas, formas de trabalho degradantes, seriam reduzidos indiretamente com essas ações.

Em suma, é evidente que o mundo do trabalho, em um contexto mundial, está sofrendo mudanças relevantes e algumas benéficas para o homem. A internet, movimentos sociais e a terceira revolução industrial são as causas disso. Contudo, o passado de horrores, como o sistema escravista, ainda reflete nos meios de produção nacionais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Zé Carlos O. Baldoin



Mensagens: 178
Data de inscrição: 10/09/2011

MensagemAssunto: Re: O trabalho na construção da dignidade humana (ENEM 2010)   Qua Set 14, 2011 6:43 pm

Rodka,


*Falta citação na introdução
*Vulgaridade
*Conclusão Superficial


Sua nota é: 7.400

Carlos
Corretor
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

O trabalho na construção da dignidade humana (ENEM 2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -