CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Redação Narrativa - UEG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Herick Schaiblich

MensagemAssunto: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 2:44 pm

Passei para a segunda fase do vestibular da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e, por incrível que pareça, eles dão a liberdade ao candidato de escrever a redação em formato dissertativo, narrativo ou como carta. Eu sou amante declarado da literatura, e como tal era imprescindível que eu fizesse uma redação narrativa.

Enunciado da proposta para a redação narrativa:

Citação :
"O conto é um gênero literário breve, com núcleo dramático único, centrado em um episódio da vida de um ou mais personagens.
Tendo em vista essa definição e a leitura da coletânea, crie um conto com base na seguinte situação: a mãe de um ou de uma adolescente resolve adotar o método de educação oriental ("mãe tigre")¹*, visando prepará-lo(a) para um concorrido vestibular. Com base na situação dada, elabore uma narrativa retratando a relação de mãe e filho(a), na tentativa de se conseguir o resultado almejado. A conclusão de sua história pode ser o sucesso ou o fracasso do método adotado pela mãe na educação do(a) filho(a). Sua narração poderá ser em 1ª ou em 3ª pessoa. Não se esqueça de fazer uso do discurso direto."

¹* Explicação necessária: A expressão "mãe tigre" faz referência à um dos textos de apoio para a redação. Resumindo-o, nele propõe-se que os pais devem fazer todo o possível, infernizando-os até, para obrigar os filhos a ter apenas os melhores resultados. Nota 9 não é suficiente para receber um "parabéns!" ou qualquer elogio, 10 é a obrigação mínima! Assistir TV ou ter qualquer contato com outras redes sociais é estritamente proibido! É necessário ser extremamente rígido com os filhos para que eles tenham sucesso na vida.

Com as informações necessárias para que vocês façam a avaliação, aí vai a cópia exata da minha redação:

Citação :
Uma Humana

Estava sentada na cadeira em frente a uma grande mesa cheia de papéis e livros referentes aos seus estudos para passar no vestibular, enquanto recordava alguns meses atrás, quando era livre para pegar o material que quisesse, sentar-se no sofá ou na cama e estudar sem pressão. Naquela época ainda podia assistir à televisão, caso ficasse exausta dos estudos.

No entanto, sua realidade atual era demasiadamente diferente. Quando o fim do ano se aproximou, a mãe da jovem impacientou-se. O momento que definiria o futuro da filha batia à porta, mas a menina não parecia se importar. Então a mãe tomou as providências por ela: seria o mais rígida possível; megéra, se fosse necessário.

Acabou impondo à filha uma rotina inumana. Com muita dificuldade, a menina adequou-se àquilo, mas funcionara extraordinariamente bem. Em um curto espaço de tempo, ela aprendeu muito mais do que havia aprendido no resto de sua vida.

Porém, enquanto estudava para a primeira prova, que seria no dia seguinte, estava ansiosíssima. A mãe ameaçara-a com castigos e a condenaria a continuar vivendo daquela forma se não fosse aprovada.

No outro dia, tremia compulsivamente durante a prova. Lia e relia cada questão inúmeras vezes, mas a compreensão lhe escapava. Na mente da jovem, o temor de encarar a mãe sem corresponder às duas exigências a entorpecia. O sinal do recolhimento da prova tocou, soando alto em seus ouvidos. A menina chorava em silêncio, desolada e atemorizada. Seu gabarito estava em branco.

Ao retornar à sua casa, com os olhos fundos e vermelhos, somente uma frase escapava de seus lábios, em murmúrio: “Me perdoe, mãe”. Quando se deparou com a situação da filha, a compreensão da mãe veio de súbito, como um soco. Pensara ter feito certo ao impor tamanho medo e rigidez à filha, mas enganou-se.

Chorando, se aproximou lentamente da filha e abraçou-a. Estava tudo bem, ainda haveriam outras chances. Sua filha não precisaria ser tratada como uma máquina receptora de ordens. Iria estudar e teria a ajuda necessária da mãe, mas o faria sem ser privada de seus desejos, como um ser humano.

Pronto! Agora façam a avaliação de vocês: quanto acham que eu mereço de 0 a 70?

Na cópia da redação eu coloquei os erros também, que felizmente foi apenas o acento agudo em megéra, que não existe, e o verbo "haviam", que na situação devia ser "havia" (pior é que eu sei essa regra do verbo haver, o desespero do momento que atrapalhou). Quanto a minha resposta à proposta, eu achei adequada. Não precisei estudar como um burro de carga para passar na 1ª fase, e espero passar na 2ª para provar isso com mais contundência! haha
Ver perfil do usuário http://www.instintodeler.blogspot.com.br/
Thiago Abnara

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 4:56 pm

Herick, acredito que o texto cumpriu a proposta. O único senão que aponto, além dos já mencionados pela sua autocorreção, estaria relacionado ao fato de você ter usado muito pouco o discurso direto, em apenas uma passagem. Há várias outras passagens em que caberia, sem sombra de dúvida, esse recurso. Mas, acredito que isso não tenha prejudicado o texto, uma vez que você cumpriu o que foi exigido pela banca de redação (usou pelo menos uma vez, logo não deixou de usar). Aqui em São Paulo, a UNICAMP, por exemplo, faz uma seleção de 200 textos (escolhidos ao acaso entre todas as redações elaboradas pelos candidatos) e, frente a essas redações, os corretores fazem delas parâmetros de correção, até mesmo para que eles tenham uma base do nível dos candidatos e não serem injustos com as notas. O mesmo deve acontecer com a UEG. À primeira impressão, eu daria 66 ao seu texto. Mas saiba que, levando em consideração o nível dos outros candidatos, sua nota pode subir pra máxima ou cair mais uns 3 pontos. Certamente, menos que 60 você não tira!
Ver perfil do usuário
Herick Schaiblich

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 5:16 pm

Ei, Thiago, muito obrigado por sua avaliação!

Acredito que 60 seria suficiente... ao menos é o que eu espero.

Quanto ao que você apontou sobre o discurso direito: CARAMBA, eu cometi um GIGANTESCO VACILO! Fui pesquisar agora e realmente não sabia que o discurso direto envolvia necessariamente a utilização de diálogos! Cara, esse murmúrio da menina me salvou! Sempre ouvi falar de "discurso direito e indireto", mas por autoconfiança mental ou sei lá o quê, eu realmente não me atentei para isso... Santo murmúrio, santo murmúrio! Espero que minha pontuação não seja muito penalizada por isso. Que terror! Que vergonha! ú.u
Thiago Abnara

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 7:06 pm

Você prestou artes cênicas? Porque tá fazendo muito teatro! haha
Ainda que essa pequena distração tenha te acometido, você cumpriu o que a banca pediu. Vai tirar um notão! *Torcendo aqui*
Ver perfil do usuário
Herick Schaiblich

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 7:28 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora ri pra valer! kkkkkkkkkkkkk

Não, é só que me achei um burrão mesmo. Eu fiz pra Letras, o que me torna mais burro ainda.
Depois disso, imaginei se eu não tivesse colocado essa menina pra murmurar. O que seria de mim?
Por fim, tinha uma questão dissertativa de português que era pra reescrever um trecho, passando-o para o discurso direto. Na hora fiquei entre transformar em diálogo ou deixar o texto literalmente mais direto, que foi a burrice que eu fiz.

Obrigado pela torcida aí! haha O resultado é só em Janeiro... ú.u
Pedro Emílio

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 8:57 pm

Herick, como te disse por MP não entendo quase nada de narração, mas na minha humilde opnião de leigo ficou muito bom! É o tipo de conto que serve de lição, principalmente pra quem está estudando para algum tipo de teste Kk.
Ver perfil do usuário
saana

MensagemAssunto: muito bom o seu texto. tem poucos erros você merece nota 6.   Ter Nov 27, 2012 9:36 pm

Herick Schaiblich escreveu:
Passei para a segunda fase do vestibular da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e, por incrível que pareça, eles dão a liberdade ao candidato de escrever a redação em formato dissertativo, narrativo ou como carta. Eu sou amante declarado da literatura, e como tal era imprescindível que eu fizesse uma redação narrativa.

Enunciado da proposta para a redação narrativa:

Citação :
"O conto é um gênero literário breve, com núcleo dramático único, centrado em um episódio da vida de um ou mais personagens.
Tendo em vista essa definição e a leitura da coletânea, crie um conto com base na seguinte situação: a mãe de um ou de uma adolescente resolve adotar o método de educação oriental ("mãe tigre")¹*, visando prepará-lo(a) para um concorrido vestibular. Com base na situação dada, elabore uma narrativa retratando a relação de mãe e filho(a), na tentativa de se conseguir o resultado almejado. A conclusão de sua história pode ser o sucesso ou o fracasso do método adotado pela mãe na educação do(a) filho(a). Sua narração poderá ser em 1ª ou em 3ª pessoa. Não se esqueça de fazer uso do discurso direto."

¹* Explicação necessária: A expressão "mãe tigre" faz referência à um dos textos de apoio para a redação. Resumindo-o, nele propõe-se que os pais devem fazer todo o possível, infernizando-os até, para obrigar os filhos a ter apenas os melhores resultados. Nota 9 não é suficiente para receber um "parabéns!" ou qualquer elogio, 10 é a obrigação mínima! Assistir TV ou ter qualquer contato com outras redes sociais é estritamente proibido! É necessário ser extremamente rígido com os filhos para que eles tenham sucesso na vida.

Com as informações necessárias para que vocês façam a avaliação, aí vai a cópia exata da minha redação:

Citação :
Uma Humana

Estava sentada na cadeira em frente a uma grande mesa cheia de papéis e livros referentes aos seus estudos para passar no vestibular, enquanto recordava alguns meses atrás, quando era livre para pegar o material que quisesse, sentar-se no sofá ou na cama e estudar sem pressão. Naquela época ainda podia assistir à televisão, caso ficasse exausta dos estudos.

No entanto, sua realidade atual era demasiadamente diferente. Quando o fim do ano se aproximou, a mãe da jovem impacientou-se. O momento que definiria o futuro da filha batia à porta, mas a menina não parecia se importar. Então a mãe tomou as providências por ela: seria o mais rígida possível; megéra, se fosse necessário.

Acabou impondo à filha uma rotina inumana. Com muita dificuldade, a menina adequou-se àquilo, mas funcionara extraordinariamente bem. Em um curto espaço de tempo, ela aprendeu muito mais do que havia aprendido no resto de sua vida.

Porém, enquanto estudava para a primeira prova, que seria no dia seguinte, estava ansiosíssima. A mãe ameaçara-a com castigos e a condenaria a continuar vivendo daquela forma se não fosse aprovada.

No outro dia, tremia compulsivamente durante a prova. Lia e relia cada questão inúmeras vezes, mas a compreensão lhe escapava. Na mente da jovem, o temor de encarar a mãe sem corresponder às duas exigências a entorpecia. O sinal do recolhimento da prova tocou, soando alto em seus ouvidos. A menina chorava em silêncio, desolada e atemorizada. Seu gabarito estava em branco.

Ao retornar à sua casa, com os olhos fundos e vermelhos, somente uma frase escapava de seus lábios, em murmúrio: “Me perdoe, mãe”. Quando se deparou com a situação da filha, a compreensão da mãe veio de súbito, como um soco. Pensara ter feito certo ao impor tamanho medo e rigidez à filha, mas enganou-se.

Chorando, se aproximou lentamente da filha e abraçou-a. Estava tudo bem, ainda haveriam outras chances. Sua filha não precisaria ser tratada como uma máquina receptora de ordens. Iria estudar e teria a ajuda necessária da mãe, mas o faria sem ser privada de seus desejos, como um ser humano.

Pronto! Agora façam a avaliação de vocês: quanto acham que eu mereço de 0 a 70?

Na cópia da redação eu coloquei os erros também, que felizmente foi apenas o acento agudo em megéra, que não existe, e o verbo "haviam", que na situação devia ser "havia" (pior é que eu sei essa regra do verbo haver, o desespero do momento que atrapalhou). Quanto a minha resposta à proposta, eu achei adequada. Não precisei estudar como um burro de carga para passar na 1ª fase, e espero passar na 2ª para provar isso com mais contundência! haha
Ver perfil do usuário
Herick Schaiblich

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Ter Nov 27, 2012 10:16 pm

Obrigado pela avaliação, Pedro Emílio.
Na realidade o tema jé era predeterminado pela banca, mas acho que pode ajudar a conscientizar alguns relaxados demais e os pais afobados demais por dar aos filhos uma educação rigorosa e fora de qualquer contexto da vida atual, tornando-os máquinas do que a própria sociedade exige...

Ei, Saana, você comentou no Assunto (Título da mensagem), mas os comentários devem ser feitos no quadrado grande, no Corpo da Mensagem. Mas ok!
Obrigado por ler meu texto e que bom que tenha gostado!
Herick Schaiblich

MensagemAssunto: Re: Redação Narrativa - UEG   Qui Jan 10, 2013 3:32 am

Ei, povo. Obrigadão pela avaliação da minha redação, eu acabei de receber a nota.
Especialmente pelo Thiago Abnara, que fez uma correção mais profunda, digamos...

E olha, ele quase acertou minha nota!
Olhem o quadro de correção:
Estou muito feliz com essa nota!

Redação Narrativa - UEG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Redação:Lei da Palmada
» redação narrativa pm es 2013. tema segurança publica nas cidades brasileiras
» Redação Narrativa - UEG
» redação narrativa continuação da historia de misael e sua mulher...
» Redação narrativa , favor atribuir uma nota de 0 a 30. Prova da PM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -