CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Realidade dos moradores de rua no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Barhbara

MensagemAssunto: Realidade dos moradores de rua no Brasil   Qua Jul 17, 2013 3:15 am

Cerca de 1,8 milhões de brasileiros são moradores de rua,segundo dados do IBGE.Com isso,quais as causas e as consequências dessa questão?E que medidas podem ser efetivadas para,ao menos,amenizar essa problemática?
      Muitas são as razões responsáveis pela procura da rua como moradia.Dentre elas,abandono familiar,dificuldades financeiras e dependência de substâncias psicotrópicas são alguns fatores.Soma-se a isso,o abandono do Estado em relação a essas pessoas,que sem um acompanhamento psicológico tornam-se expostas à violência e ao crime.Dessa forma,necessita-se ,por parte do Estado,da criação de projetos de ressocialização.
      Além disso,moradores de rua são vítimas de preconceito,o que dificulta que os mesmos consigam integração na sociedade.Isso se deve porque esses são considerados,muitas vezes,bandidos.Entretanto,uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro revela que 62°/° dos moradores de rua não usam drogas e 65°/° não bebem,refutando,assim,o senso comum.
       Acresce-se a isso,a ausência de centros de acompanhamento dessas pessoas por parte do Estado.Sem um acompanhamento,e entregues ao ostracismo,elas podem sofrer doenças como a depressão,ocasionando,por vezes,a busca pela dependência de drogas como refúgio.Com isso,percebe-se uma negligência assistência assistencial,pelo Estado,aos moradores de rua.
       Dessa forma,o governo deve investir recursos para a construção de centros de ressocialização dos moradores de rua,atendendo-os sob as perspectivas de saúde,lazer e trabalho.Para isso,é necessária a contratação de profissionais da saúde,como médicos e psicólogos para atenderem a necessidade dos moradores de rua;além disso,projetos que integrem essa pessoas a atividades esportivas e musicais são uma opção;somada a isso,a criação de cursos profissionalizantes aos moradores de rua ajudaria a criar uma perspectiva mais digna a essas pessoas.
Ver perfil do usuário
Filipe Vestibulando

MensagemAssunto: Gramaticalmente muito legal!   Qua Jul 17, 2013 6:50 pm

Olá barhbara! Sua redação é gramaticalmente muito boa!
Percebi poucos coisas quanto a gramática. Apenas as seguintes: há muitos "isso". Não tantos, mas se você for ler incomoda um pouco. Outras estruturas podem substituir o isso. Depois é só ver na redação abaixo o que está em vermelho:

Cerca de 1,8 milhões de brasileiros são moradores de rua, segundo dados do IBGE.Com isso, quais as causas e as consequências dessa questão? E que medidas podem ser efetivadas para, ao menos, amenizar essa problemática?

Muitas são as razões responsáveis pela procura da rua como moradia. Dentre elas, abandono familiar, dificuldades financeiras e dependência de substâncias psicotrópicas são alguns fatores (Não precisa falar que são alguns fatores, pois você já falou " dentre elas" e começou uma enumeração!). Soma-se a isso, o abandono do Estado em relação a essas pessoas, que sem um acompanhamento psicológico(a virgula cabe melhor depois do que e nesse caso teria que colocar outra depois de pscicológico seria obrigatório pois é um adjunto deslocado!) tornam-se expostas à violência e ao crime. Dessa forma, necessita-se, por parte do Estado, da criação de projetos de ressocialização.

Além disso, moradores de rua são vítimas de preconceito, o que dificulta que os mesmos a conseguir se integrar na sociedade (ficou repetitivo o "que" nessa parte, acho essa alteração melhor). Isso se deve porque esses são considerados, muitas vezes, bandidos. Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro(Uma vírgula aqui vai bem para não deixar o período muito longo!)  revela que 62°/° dos moradores de rua não usam drogas e 65°/° não bebem, refutando, assim, o senso comum.

Acresce-se a isso, a ausência de centros de acompanhamento dessas pessoas por parte do Estado. Sem um acompanhamento, e entregues ao ostracismo, elas podem sofrer doenças como a depressão, ocasionando, por vezes, a busca pela dependência de drogas como refúgio. Com isso, percebe-se uma negligência assistência assistencial, pelo Estado (aqui foi repetido sem querer eu acho né, mas perderia bons pontos), aos moradores de rua.

Dessa forma, o governo deve investir recursos para a construção de centros de ressocialização dos moradores de rua, atendendo-os sob as perspectivas de saúde, lazer e trabalho. Para isso, é necessária a contratação de profissionais da saúde, como médicos e psicólogos para atenderem a necessidade dos moradores de rua; além disso, projetos que integrem essa pessoas a atividades esportivas e musicais são uma opção; somada a isso, a criação de cursos profissionalizantes aos moradores de rua ajudaria a criar uma perspectiva mais digna a essas pessoas.

Na argumentação eu achei bem interessante usar a tese com dúvidas a serem respondidas. Uma técnica arriscada, porque é preciso respondê-las, mas ficou legal.
Os dados ficaram bons também e queria te perguntar o que quer dizer entregues ao ostracismo, porque eu não sei, não é que esteja errado, mas pelos significados eu não entendi e por isso estou te perguntando Razz
Só achei a conclusão um pouco longa. Nada impede, mas muitos professores meus sempre falaram (e eram examinadores de algumas bancas) que fica melhor fazer a conclusão menor que a introdução. Talvez você deva ir respondendo as dúvidas da introdução ao longo do texto para ficar estruturalmente melhor.
Eu daria 7 na sua redação! Ou 8, não sou nada bom nessa hora. Mas acho que há argumentos melhores, por isso não falei mais alto.

Só uma observação importante! Quando for postar de novo separa os parágrafos e da um espaço após cada vírgula e cada ponto!

Abraço
Ver perfil do usuário

Realidade dos moradores de rua no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -