O bem e o mal
Enquanto algumas pessoas se preocupam em fazer o bem, ajudando o seu próximo e contribuíndo de forma positiva com a sociedade[,] outras se entregam à ganância e [ao] egoísmo, dificultando a convivência social. Será que no mundo contemporâneo é possível pensar em altruísmo e pensamento a longo prazo?
Sim, é possível. Em situações catastróficas de ordem natural, por exemplo, nota-se que alguns cidadãos se preocupam em prestar auxílio ao seu semelhante. Seja por meio de doações de alimentos ou higiêne pessoal, o sentimento de amor ao próximo é o que impulsiona essas ações. Existem aqueles que visando o futuro dos que necessitam autorizam débitos em conta corrente, cobranças em conta telefônica ou similares, tudo isso para garantir socorro aos carentes.
Por outro lado, alguns indivíduos preferem continuar com suas ganâncias. Ignorando ao seu semelhante, pensando somente em si mesmo. São pessoas [egoístas] que nutrem um sentimento de egoísmo, [que acreditam que] pois tudo tem que ser [delas ou] para elas.
Portanto, são necessárias medidas de conscientização direcionadas para aqueles que vivem em discordância. [Achei um pouco vago esse parágrafo, que tipos de discordância?] Para que possam rever os seus conceitos e venham [a] mudar de opinião. A mídia[, por exemplo,] pode auxiliar por meio de propagandas que incentivem o espírito de irmandade, solidariedade e amizade.
E aí?
Redação legal. Entendeu melhor que eu o propósito da redação, quando eu a fiz. Dá uma olhadinha na minha, corrigida:
http://flordolacio.forumeiros.com/t187-o-altruismo-e-o-pensamento-a-longo-prazo-ainda-tem-lugar-no-mundo-contemporaneo
É isso cara, muito bem.
Se for do seu interesse, entra no site da Fuvest e vê as melhores redações. Você vai ver como a Fuvest é humanista. Ok?
Ah! Só achei que faltou você mencionar o paisagista e seu gesto humanitário, afinal, a proposta de redação, em minha opinião, desenvolve-se em cima dele e seu altruísmo.