CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RomárioAlmeida

MensagemAssunto: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Qui Set 19, 2013 12:37 pm

Apesar de sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais, a copa do mundo em 2014 e olimpíadas em 2016, o Brasil ainda está longe de ser o país dos esportes. Esta triste verdade se configura pela falta de políticas públicas voltadas à prática de esportes.

Na grande maioria das cidades brasileiras, não há qualquer tipo de ginásio público ou qualquer política voltada à inclusão social por meio do esporte. Estas faltas de investimento aliadas à má utilização de verbas que, quase sempre, centralizam o dinheiro nas grandes cidades, dificultam o acesso por moradores das periferias e de cidades afastadas da capital.

Se faz necessário, à curto prazo, políticas que exijam maior investimento do governo nas áreas para a prática de esportes dentro e fora de colégios públicos, esporte nas escolas e Competições escolares entre colégios públicos e particulares, com o objetivo de incentivar a prática pelos alunos. Podendo contar com a participação de empresas privadas tanto na organização como na divulgação dos campeonatos.

À médio-longo prazo, poderemos implantar um sistema de bolsas em colégios e universidades particulares para esportistas e pra incentivar a participação dessas instituições o governo poderia subsidiar ou amenizar alguns impostos sobre as mesmas.

Desta forma, investindo com firmeza e de forma eficiente no esporte, conseguiremos mais que um país de oportunidades, mais que uma potência olímpica mundial, seremos um país de campeões nas quadras e na vida.
Ver perfil do usuário
RomárioAlmeida

MensagemAssunto: Crorijooooo   Qui Set 19, 2013 1:05 pm

Olá, corrigirei a redação de quem corrigir a minha
qual quer coisa me add no face https://www.facebook.com/almeidaromario

tô online o dia todo, pode corrigir que eu devolvo o favor ^^
Ver perfil do usuário
VanessaLima

MensagemAssunto: Re: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Qui Set 19, 2013 2:35 pm

RomárioAlmeida escreveu:
Apesar de sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais, a copa do mundo em 2014 e olimpíadas em 2016, o Brasil ainda está longe de ser o país dos esportes. Esta triste verdade se configura pela falta de políticas públicas voltadas à prática de esportes.

Na grande maioria das cidades brasileiras, não há qualquer tipo de ginásio público ou qualquer política voltada à inclusão social por meio do esporte. Estas faltas de investimento aliadas à má utilização de verbas que, quase sempre, centralizam o dinheiro nas grandes cidades, dificultam o acesso por moradores das periferias e de cidades afastadas da capital.

Se faz necessário, à curto prazo, políticas que exijam maior investimento do governo nas  áreas para a prática de esportes dentro e fora de colégios públicos, esporte nas escolas e Competições escolares entre colégios públicos e particulares, com o objetivo de incentivar a prática pelos alunos. Podendo contar com a participação de empresas privadas tanto na organização como na divulgação dos campeonatos.

À médio-longo prazo, poderemos implantar um sistema de bolsas em colégios e universidades particulares para esportistas e pra incentivar a participação dessas instituições o governo poderia subsidiar ou amenizar alguns impostos sobre as mesmas.

Desta forma, investindo com firmeza e de forma eficiente no esporte, conseguiremos mais que um país de oportunidades, mais que uma potência olímpica mundial,  seremos um país de campeões nas quadras e na vida.
Na minha opinião vc errou em concordância. O correto seria: estas faltas de investimentos, aliado....
Vc repetiu muito a palavra esporte, poderia procurar sinônimos.
Vc usou o verbo poder na terceira pessoa do plural, em geral não se pode aparecer pessoa verbal no enem, pois parecerá que vc está dando sua opinião própria, por isso, usa-se o verbo reflexivo, então, o modo correto seria pode-se. Fora isso teu texto tá bom. Farei mais redações, corrija as minhas que corrigirei as tuas. ^^
Ver perfil do usuário
RomárioAlmeida

MensagemAssunto: Re: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Qui Set 19, 2013 3:03 pm

fechado!
Ver perfil do usuário
jucypaula

MensagemAssunto: Re: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Sab Set 21, 2013 7:12 am

você está escrevendo períodos muito longos, tente ao invés de escrever frases longas, escrever duas curtas, pois se perderá no meio delas, ou seu leitor ficará cansado, seja direto nas frases " Estas faltas de investimento aliadas à má utilização de verbas que, quase sempre, centralizam o dinheiro nas grandes cidades, dificultam o acesso por moradores das periferias e de cidades afastadas da capital." viu como se torna cansativa. Os vocábulos longos e pomposos criam uma barreira entre leitor e autor. Fuja deles. Seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais expressiva. Casa, residência ou domicílio? Casa.
Ver perfil do usuário
Brenito

MensagemAssunto: Re: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Sab Set 21, 2013 7:41 am

Vamos lá.

Gostei das ideias, mas você conhece a retórica de Aristóteles? Ele ensina que mesmo estando errado, você pode vencer uma discussão. O que eu vi foram boas ideias, mas que não possuíram boas palavras.

Tem um poema sei lá de quem, que diz que escolher as palavras é como catar os feijões: escolhe-se apenas os melhores.

Gostei da organização das ideias, mas achei a proposta de intervenção igual ao senso comum. Todo mundo sabe que é preciso investir.

Nota de acordo com o ENEM:

I. Domínio da norma culta - 7,5
II. Compreensão da Proposta - 5,0
III. Organização das Ideias - 7,5
IV. Construção da Argumentação - 5,0
V. Proposta de Intervenção - 2,5

Nota final: 5,5
Ver perfil do usuário
Felipe Luís

MensagemAssunto: Re: Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]   Dom Set 22, 2013 4:39 pm

Olá, gostei das ideias da sua redação, porém, acho que você poderia melhora-lá.
Uma das dicas que daria, é se atentar aos períodos muito longos, abuse dos pontos finais. Por exemplo:

Se faz necessário, a curto prazo, políticas que exijam maior investimento do governo para a prática esportiva. Sejam elas voltadas para além dos colégios públicos, competições inter-escolares, entre outros, com o objetivo de incentivar essa prática pelos estudantes. E para isso, seria importante contar com a participação de empresas privadas ou governamentais, na organização e divulgação de campeonatos.

Eu reescrevi um dos seus parágrafos, e as únicas coisas que acho que ficaria melhor seria essa reestruturação em período menores, procurar sinônimos como no caso da palavra esporte e utilizar de partículas coesivas (conectivos), ligando uma ideia na outra.

Se quiserem que corrigem a de vocês, me adicionem no Facebook! Também tenho redações para serem corrigidas.
Luiz Felipe Ferreira

Ver perfil do usuário

Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social [ Provável tema do ENEM 2013]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» "UFC adotará ENEM como forma de ingresso" - 26/02/2010
» Microsoft Windows 7 Ultimate X64 Integrated March 2013 ...
» Como ajudar alguém que perdeu a mãe ?
» COMO BAIXAR PREMIUM EM 187 SERVIDORES TOTALMENTE GRÁTIS PARA TODOS.
» Brasil,como garantir energia sustentável para todos?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -