CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 Redação sobre Altruísmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jesuina



Mensagens: 1
Data de inscrição: 20/10/2011

MensagemAssunto: Redação sobre Altruísmo   Qui Out 20, 2011 3:17 am

Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?



Sociedade do bem

Os médicos sem fronteiras, as ajudas que os mais necessitados recebem da população quando ocorre um desastre natural, mostra que mesmo no mundo corrido em que vivemos ainda há espaço para o altruísmo, e em decorrência disso, para os pensamentos a longo prazo. Estas ajudas estabilizam de alguma maneira a vida dessas pessoas necessitadas, fazendo-as sonhar com um futuro melhor.

A solidariedade ainda é praticada no mundo atual, seja por bondade, ou por imagem, no caso de alguns artistas e empresas que precisam manter um bom destaque na mídia. O paisagista Roberto Burle Marx com mais de 50 anos de idade, plantou uma palmeira rara, cuja floresce uma única vez 50 anos depois de plantada, disse : “Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver estou plantando para que outros também possam contemplar”, é um exemplo de altruísmo por bondade.

Ademais ao paisagista, existem os médicos sem fronteiras já citados, que ajudam os menos favorecidos, indo dar-lhes atendimento médico onde a situação geralmente é mais precária, pois na maioria das vezes são lugares que recebem menos ajuda do governo. Esses médicos, prestam serviço apenas por um bem social, sem receber nada em troca, ajudando esses cidadãos excluídos a ter uma chance de pensar a longo prazo, em fazer planos, em mudar suas vidas .

Porém, há sempre uma exceção, ainda que a maioria da população sempre ajude e se sensibilize com a dificuldade do próximo, uma minoria sempre vai se voltar contra essa idéia, pois fazem parte da população egoísta que vem se formando com o passar dos anos em um mundo tão capitalista como o atual, onde só o próprio bem estar importa.

Logo, para que essas pessoas se importem e ajudem ao próximo, para que todos possam ter a mesma chance de pensamentos a longo prazo(sonhos) realizados, seria necessário uma reeducação da sociedade, implantando nas escolas pesquisas e trabalhos cujos temas ajudassem as crianças a entender que ajudar ao próximo é sempre importante, fazendo com que a nova geração mude o rumo da sociedade egoísta que está se formando.

PS: Roberto Burle Marx - ESTAVA NO TEXTO DE APOIO. Prova da FUVEST 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Super Moderador



Mensagens: 854
Data de inscrição: 06/10/2011

MensagemAssunto: Re: Redação sobre Altruísmo   Sex Out 21, 2011 1:31 am

CORREÇÃO DA REDAÇÃO

Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

Sociedade do bem

Os médicos sem fronteiras, as ajudas que os mais necessitados recebem da população quando ocorre um desastre natural, mostra que mesmo no mundo corrido em que vivemos ainda há espaço para o altruísmo, e em decorrência disso, para os pensamentos a longo prazo. Estas ajudas estabilizam de alguma maneira a vida dessas pessoas necessitadas, fazendo-as sonhar com um futuro melhor.

O termo "corrido" deu um tom de coloquialismo ao seu texto. Eu colocaria dessa forma: "... mostra que mesmo no mundo, na qual as pessoas vivem às pressas, ainda há espaço...


A solidariedade ainda é praticada no mundo atual, seja por bondade, ou por imagem, no caso de alguns artistas e empresas que precisam manter um bom destaque na mídia. O paisagista Roberto Burle Marx com mais de 50 anos de idade, plantou uma palmeira rara, cuja que floresce uma única vez 50 anos depois de plantada, disse : “Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver estou plantando para que outros
também possam contemplar”, é um exemplo de altruísmo por bondade.

Achei que o emprego do pronome "cuja" foi realizado de forma incorreta. Acho que a utilização do pronome "que" seria melhor.

Ademais ao paisagista, existem os médicos sem fronteiras já citados, que ajudam os menos favorecidos, indo dar-lhes atendimento médico em locais onde a situação geralmente é mais precária, pois na maioria das vezes são lugares que recebem menos ajuda do governo. Esses voluntários da saúde médicos,prestam serviço apenas por um bem social, sem receber nada em troca, ajudando esses cidadãos excluídos a ter uma chance de pensar a longo prazo, em fazer planos, em e mudar suas vidas .

Cuidado com o emprego de pronome relativo e repetição de palavras.

Porém, há sempre uma exceção, ainda que a maioria da população sempre ajude e se sensibilize com a dificuldade do próximo, uma minoria sempre vai se voltar contra essa idéia, pois fazem parte da população egoísta que vem se formando se forma com o passar dos anos em um mundo tão capitalista como o atual, onde só o próprio bem estar importa.

Logo, para que essas pessoas se importem, ajudem ao o próximo, para que todos e possam ter a mesma chance de pensamentos a longo prazo(sonhos) realizados, seria necessário uma reeducação da sociedade, implantando nas escolas pesquisas e trabalhos cujos temas ajudassem as crianças a entender que ajudar ao o próximo é sempre importante, fazendo com que a nova geração mude o rumo da sociedade egoísta que está se formando.

PS: Roberto Burle Marx - ESTAVA NO TEXTO DE APOIO. Prova da FUVEST 2011

ÁNALISE DO TEXTO: Você escreve muito bem. Entendeu perfeitamente o tema proposto pela Fuvest. Não sou muito experiente no assunto, mas vou dar a minha opinião. Acho que você deve ficar atenta à utilização de alguns pronomes relativos, regência verbal, repetição de palavras e excesso de gerundismo no seu texto. Acho também que você deveria falar mais sobre as pessoas que auxiliam as outras quando ocorre os desastres naturais.

NOTA DA REDAÇÃO: Vou utilizar o critério de correção da prova de redação que farei no final do ano. A nota da sua redação é 7,5.
Caso discorde de algumas correções me mande uma mensagem. Outros corretores poderão avaliar melhor a sua redação.


Última edição por davidsonjones.ead em Sab Out 22, 2011 10:34 pm, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
gabrielaborges



Mensagens: 2
Data de inscrição: 19/08/2012

MensagemAssunto: Fuvest 2011   Dom Ago 19, 2012 4:43 pm

Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

O ser humano em torno de si mesmo

No mundo contemporâneo, é perceptível que a solidariedade e a preocupação com o próximo são de pouca importância, e que as pessoas têm sido altruístas, mas apenas com elas próprias.
Dificilmente observa-se a prática do pensamento a longo prazo na sociedade, podendo-se tomar como exemplo bem claro a questão da destruição da natureza, onde os homens causam danos irreversíveis pensando no bem estar deles próprios, sem se preocupar com as próximas gerações, que irão sofrer as conseqüências dos atos destes.
A falta de amor ao próximo tem transformado o mundo em um lugar violento, injusto, que causa horror em seus habitantes. Enquanto há tanta fome na África e tantas guerras no Oriente Médio, pessoas de outras partes do planeta são ambiciosas e egoístas, e a única preocupação delas é aquilo por que anseiam, deixando de lado quem tanto precisa de ajuda.
O mundo sempre teve seu lado podre, porém, tem piorado consideravelmente com o passar do tempo. É entristecedor contemplar tantos problemas coletivos e ver que não existe outra preocupação por parte do ser humano a não ser resolver aquilo que consideram seus próprios problemas. O altruísmo e o ato de fazer o bem sem ver a quem, infelizmente, já não têm mais lugar na contemporaneidade, se é que tiveram algum dia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Redação sobre Altruísmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Vídeo-Aulas sobre Eletrônica
» Informação sobre a pulsoterapia (Quimioterapia)
» Perguntas gerais sobre o Talmud!!!!
» Artigo sobre importância do latim na educação
» NOTICIAS ESCLARECEDORAS SOBRE CCB MINISTÉRIO BRÁS, CCB MINISTÉRIO JANDIRA.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: PASSO-A-PASSO-