CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Para ter sua redação corrigida em até 24 horas, basta postá-la no fórum. Nossos colaboradores a corrigirão e levaram a discursão.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 
 

 O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
crislaine silveira



Mensagens: 1
Data de inscrição: 03/11/2010
Idade: 22

MensagemAssunto: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana   Qui Nov 11, 2010 1:00 am

A construçao de um respeito do cidadão na sociedade com o trabalho. O cidadão luta para ter uma dignidade no trabalho, tendo em vista a experiência dos escravos e o direito de serem respeitados pelos seus patrões.
Os escravos eram obrigados pelos seus patrões a trabalharem sem descanso, atendendo a todos os seus pedidos, se não obedessessem eram maltratados de forma horrível. Não tendo a possiblidade de serem livres, os escravos fugiam e quando eram encontrados tinham um castigo maior. Com a assinatura da Lei Áurea, foi o fim do trabalho escravo, e fez com que os escravos realizassem sua própria mão- de - obra, facilitando a relação entre o homem e a terra.
Devido a muitas dificuldades do trabalho livre, o trabalhador começou a ser respeitado e digno entre os cidadãos. Eles não tinham o respeito que mereciam com os seus patrões. Pois mudanças aparecem, os patrões começam a terem respeitos e uma relação melhor com os funcionários. Facilitando a qualidade de vida dos seus funcionários com ferramentas.
É o direito de todo cidadão buscar através do seu trabalho o respeito de todo trabalhador, tendo relações dignas entre o patrão e o funcionário, facilitando as realizações do trabalho. Tendo assim uma construção de pessoas dignas, respeitando o direito de todo ser humano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
layne



Mensagens: 1
Data de inscrição: 13/11/2010

MensagemAssunto: corrigir   Sab Nov 13, 2010 5:13 pm

O trabalho é peça fundamental na construção da dignidade do homem, pois além de contribuir para o seu aperfeiçoamento moral, favorece a construção e o fortalecimento das relações sociais. Além do mais, contribui para a conquista da independência financeira.
O exercício do trabalho favorece a construção da personalidade do homem, pois confere-lhe responsabilidade. Baseado nisso, com advento de novas tecnologias e o surgimento de discussões no que se refere à questão ambiental, são mostras de que o homem esta se responsabilizando pela sobrevivência de futuras gerações.
Além disso, o trabalho contribui par a construção e fortalecimento das relações dentro da sociedade. Com a introdução de novos tipos e métodos de trabalho oriundos das revoluções nas áreas tecno-científicas e com a ascensão feminina no mercado de trabalho, surge a necessidade de estabelecer-se novos meios para se construir as relações sociais.
Outro aspecto refere-se a conquista da independência financeira por meio do trabalho. Ao torna-se financeiramente independente, o homem passa a conquistar espaços dentro da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do seu senso crítico, reafirmando-se como atuante dentro da sociedade.
Em virtude de tudo isso, podemos inferir que a dignidade humana se constrói baseado no aperfeiçoamento moral que favorece a construção e fortalecimento das relações sociais. A conquista da independência financeira contribui para a ascensão do homem na sociedade. Assim, cabe a cada um acompanhar o ritmo das transformações que estão acontecendo nas sociedades e adequar-se a essa nova realidade.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
vinicius Lima



Mensagens: 1
Data de inscrição: 13/11/2010

MensagemAssunto: Será que alguém pode corrigir minha redação?   Sab Nov 13, 2010 7:43 pm


Foi esta a redação que fiz para o enem 2010, será que dá para passar?
Ajudem-me



O trabalho é fundamental na construção da dignidade humana, pois, é por meio dele que as pessoas sustentam a si e a seus entes queridos, tem condições de objetivar seus sonhos, mas também é por meio dele que muitas pessoas são escravisadas pelo Brasil.
O homem tem por meio do trabalho a condição para sustentar sua família com saúde, educação, alimento, moradia e lazer, ou seja dar uma vida dígna para quem ama.
Outro fator importante a ser observado é a necessidade que o homem tem de realizar sonhos, objetivos, como a compra de um carro novo, uma casa na praia, uma televisão de 42 poletadas, o que hoje é taxado como supérfulos por alguns.
Por outro lado o trabalho é usado como forma de aprisionamento, pois sem o trabalho não tem comida, e por muitas vezes pode-se observar pessoas permanesendo em trabalhos degradantes por pressão e ameaças dos patrões que só visam o seu próprio enriquecimento.
De acordo com os fatos mencionados, é de interesse de todos que os governantes intesifiquem os trabalhos em função de libertar os que sofrem com as baixas condições de trabalho, tornando a atividade laboral um prazer para todos, para que as gerações futuras não sofram com a escravidão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucs023



Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/11/2010

MensagemAssunto: Re: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana   Seg Nov 15, 2010 1:19 pm

Eu fiz essa redação no ENEM desse ano, to com medo de ter fugido ao tema, o que vocês acham?

Já faz mais de 200 anos que a escravidão foi abolida do Brasil, mas ainda hoje está prática criminosa acontece. Todos os cidadãos nascem iguais e livres, não é só porque a pessoa é pobre que ela não mereça uma vida digna. Somente quem tem um trabalho digno consegue progredir na vida e devemos tratar o próximo como queremos que ele nos trate.
A escravidão fere o direito à liberdade básica de todos os cidadãos. Independentemente da pessoa ser rica ou pobre, ela deve ter o direito de exercer um trabalho digno e honesto, pois forçar ou ameaçar uma pessoa a fazer um trabalho, é crime.
Além do mais, só quem tem um trabalho digno, pode ter uma vida digna e dar uma vida digna à sua família. Pois um trabalho digno dá à seus trabalhadores, férias, décimo - terceiro, folga, licensa – maternidade, entre outros benefícios. Além de regulamentar a hora de trabalho e dar a opção da pessoa continuar ou mudar de emprego.
A escravidão tem que acabar de uma vez por todas. Devemos tratar as pessoas como queremos ser tratados por elas, e ninguém quer ser tratado com escravo. Antes de escravizar uma pessoa pense “e se fosse eu que estivesse no lugar dela?” pois assim você verá quão grande é a crueldade do trabalho escravo.
Com isso, percebemos que a escravização é um ato desumano, exclui o escravo da sociedade e o impede de ter uma vida digna. A sociedade tem que se unir para acabar com essa situação, se você sabe de alguém que explora o trabalho escravo, denuncie, ajude o escravo a sair dessa situação. Todos os brasileiros lutando por um Brasil melhor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
KAH



Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/11/2010

MensagemAssunto: Fuga do tema? nota segundo a matriz do enem   Seg Nov 15, 2010 4:27 pm

Trabalho: fator de degradação ou promoção?

O trabalho pode ser tido tanto como fator de promoção quanto degradação social, uma vez que as condiçoes impostas por este imprimem um status a pessoa perante a sociedade.Tendo em vista as contribuições do trabalho para a contrução da dignidade huma, medidas governamentais são adotadas vizando o melhor aproveitamento deste. Entretanto, ainda existem falhas nesse processo, as quais comprometem as relações socio economicas do país.
Durante a Era Vargas através cosolidação das leis do trabalho (CLT) implatou-se no Brasil uma legislação que protege e assegura direitos aos trabalhadores. Mais tarde esta é expandida para o meio rural. Entretanto a fiscalização precária desta permite a existência do neo-escravagismo na contemporâniedade brasileira, pelo qual parte da população é subjugada a péssimas condições de habitação , alimentação e higienealém de elevada carga horária e esforços físicos exautivos, sendo esta a mão-de-obra característica dos canaviais interioranos.
Essa questão é capaz de desencadeia diversos problemas à sociedade. Dentre os quais pode-se destacar: o defícit econômico, sendo que está modalidade empregatícias não é tributada; a deficiência educacional, devido a ampla adoção de mão-de-obra infantil; a ascenção da violencia e da criminalidade, como forma de livrar-se do vínculo com o patrão bem como forma alternativa de sustentar-se e ainda o aumento dos problemas de saude pública.
A compreenção das consequencias , tanto de cráter nacional - impedindo o pleno desenvlvimento do pais , quanto individual - resultando em baixa auto-estima, depressão e a segregação dos menos favorecidos, concretizam a ideia de que a adequação das formas de trabalho são essenciais para a contrução e manutenção da dignidade humana. No entanto , para que no Brasil o trablho se torne fator de promoção é indispensável a a fixação de leis mais severas acompanhadas de fiscalização mais abrangente bem como a divulgação e concientização da população a respeito dete crime.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Andreza Karoliny



Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/11/2010
Idade: 20

MensagemAssunto: O trabalho na construção da diginidade humana   Seg Nov 15, 2010 5:34 pm

Mudei-me para cidade a pouco tempo,junto com minha esposa e 3 filhos,está sendo muito dificil pois minha escolaridade é baixa,só o fundamental e agora percebo a importância da educação pois trabalho como escravo ganhando 50 reais por semana.
No Brasil o trabalho digno é para poucos,pois a maioria da população recebe uma renda minima,para sustentar famílias enormes e as mesmas procuram outro modo para sobreviver,como a criminalidade que causa pânico em nossa sociedade.
Muitos anos se passaram e o estado não proporcionou a atenção devida a esse problema fazendo com que a população sobreviva indignamente com o minimo ofertado.Emquanto a alta sociedade sobrevive até mesmo com o que nao precisa e assim imcapaz de ajudar o outro.
Enfim,para vivermos num país socialmente digno com condições adequada igualmente de trabalho,o estado teria que desenvolver um planejamento para qualificar os trabalhadores com baixa escolaridade e gerando empregos para sociedade comteporânea.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
schandler farias de souza



Mensagens: 1
Data de inscrição: 17/11/2010

MensagemAssunto: Re: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana   Qua Nov 17, 2010 11:10 pm

galera, me ajuda com a correção da redação. Aí vai....

O trabalho sempre teve papel primordial no desenvolvimento da humanidade. É sabido que, em boa parte da história, ele sofreu várias modificações quanto aos seus valores morais como, a coletividade, o bem-estar e o prazer em executá-lo, e que houve inúmeros conflitos na tentativas de retorno ao equilíbrio dos mesmos.
A degradação dos princípios da labuta se deu à medida em que a ideia do individualismo foi surgindo nas pessoas que tinha uma formação educacional mais aprimorada, conferindo-lhes grande capacidade de persuasão sobre as demais.
A partir disso, conseguia-se disseminar um pensamento alienador: era preciso trabalhar em prol de todos. Além de utilizar métodos que garantissem o conformismo e o esqueçimento temporário da insalubre rotina, configurando a política do pão e circo.
A insustentabilidade dessa situação gerou grandes movimentos de massas em oposição ao sistema vigente. A curto prazo não houve tranformações significativas, mas os reflexos ideológicos desses manifestos ficaram visíveis atualmente com a garantia legal de direitos para essa classe.
Em suma, as conquistas realizadas em contrapartida à relação de subserviência que existia, amenizaram o desconforto dos povos desse estrato social. Mas, ainda hoje há focos dessa antiga forma de governo e, é necessário muita luta para alcançar a harmonia.




Obs: Na escrita de caneta lá no gabarito da prova, os parágrafos ficaram com 5 linhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
leonice santos



Mensagens: 2
Data de inscrição: 14/03/2011
Idade: 34
Localização: são vicente

MensagemAssunto: Re: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana   Qua Mar 16, 2011 11:46 am

crislaine silveira escreveu:
A construçao de um respeito do cidadão na sociedade com o trabalho. O cidadão em toda a sua existência vem lutando para ter uma vida mais digna no trabalho e na sociedade, tendo em vista a experiência da nossa história com o tempo da escravidão vem conquistando o respeito merecido a que tem direito. No tempo da escravidão os profissionais vamos assim dizer eram obrigados pelos seus patrões a trabalharem sem descanso e sem nenhum tipo de direito atendendo a todos os seus pedidos, se não obedecessem eram maltratados de forma cruel e desumana. Não tendo a possiblidade de serem livres, os escravos fugiam e quando eram encontrados tinham um castigo maior. Com a assinatura da Lei Áurea,foi extinção do trabalho escravo , e fez com que eles começassem assim a lutar pelos seus direitos realizando seu trabalho e recebendo por isso dai teve sua primeira conquista um salário pago pela sua mão- de - obra.
Devido a muitas dificuldades do trabalho livre, o trabalhador começou a ser respeitado e digno entre os cidadãos. Eles não tinham o respeito que mereciam . Pois mudanças aparecem, os patrões começam a terem respeitos e uma relação melhor com os funcionários. Facilitando a qualidade de vida dos seus funcionários com ferramentas.
É o direito de todo cidadão buscar através do seu trabalho o respeito de todo trabalhador, tendo relações dignas entre o patrão e o funcionário, facilitando as realizações do trabalho. Tendo assim uma construção de pessoas dignas, respeitando o direito de todo ser humano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
carlos aparecido



Mensagens: 1
Data de inscrição: 27/06/2011

MensagemAssunto: A construção do respeito do cidadão em uma sociedade com trabalho   Seg Jun 27, 2011 12:53 pm

Hoje em nossa sociedade, vemos uma grande ânsia para se conseguir um trabalho, por meio do qual se pensa em conseguir um futuro tranqüilo e equilibrado. Mas até onde esse trabalho nos dignifica, nos faz crescer e não nos escraviza, não nos aliena?
Voltando no passado, quando olhamos para a escravidão, vemos homens expostos a situações precárias e sem, muitas vezes, direito de trabalho. Olhando para a nossa realidade, vivemos um “trabalho alienado”, este marcado pela exploração do trabalhador (local desapropriado e muitas vezes desprovido de segurança), onde a produção é imposta as pessoas. Logo não afastamos da realidade vivida há anos atrás, apenas tem-se a diferença de que hoje trocamos nossa força de produção por uma remuneração, um salário que muitas vezes também entra em contradição com o cargo que exercemos e o sexo que somos, a cor que temos, a religião que freqüentamos, a orientação sexual que escolhemos e a raça a qual nós pertencemos.
Quando se fala em homem, de certo se inclui mulheres, as quais também sofrem resquícios de um pensamento machista onde ela seria inferior e submissa ao homem. Resultado disso é a exclusão de certos cargos e uma diferença de 20% a menos no salário, em comparação com o salário do homem.
Pensar em dignificação do ser humano pelo trabalho é hoje, uma utopia em uma sociedade onde a exclusão social (incluindo a do mercado de trabalho) inclui sua cor, religião, orientação sexual, sexo e raça.
De certa forma muitas situações relacionadas ao trabalho vêm mudando, tais como o avanço das forças produtivas ao longo da história, a inclusão (mesmo que demorada e enferrujada) das mulheres e deficientes no mercado de trabalho, mas ainda uma mudança deve acontecer para que o trabalho nos cresça (ética e moralmente) aliado com a preocupação ambiental e a qualidade de vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
keisy



Mensagens: 1
Data de inscrição: 27/07/2011
Idade: 23
Localização: marituba

MensagemAssunto: desmatamento da amazônia   Qua Jul 27, 2011 4:56 pm

[left
] Grande parte da floresta amazônica esta desmatada por consequências do desmatamento ilegal, que são promovidos por grandes proprietários de terra,pessoas de pouca renda e até mesmo índios que não tem outra forma de sustento que não seja a extração ilegal.para que a floresta não se acabe, o governo poderia tomar algumas providências.
a primeira seria, aumentar a fiscalização nas áreas de extração colocando policiamento.E a segunda, as pessoas que promovessem desmatamento ilegal, teriam como penalidade multas altíssimas, e seus equipamentos de extração apreendidos. Porém ainda assim essa ideia não seria cem por cento eficaz, porque se a fiscalização não for rígida não será respeitada pelos extrativistas ilegais,e eles também poderiam subornar policias para não serem multados.tambem tem outro ponto negativo, que é a segurança dos próprios policias, pelo fato de existerem pistoleiros perigosicímos que ficam a ordens de grandes proprietários.são propriétários que se vêem prejudicados com o trabalho de ambientalistas e de policias. mas como todas as ações tem seu lado negativo essa seria a mais viável.
portanto se essas idéias fossem respeitadas a Amazônia teriam alguns benefícios como, a diminuição do desmatamento que favoreceria o equilíbrio da floresta diminuindo assim a extinção de alguns animais e vegetais que só são encontrados aqui. Na floresta Amazônica. [/left]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Em Construção
» Biologia Humana - Infos Gerais
» O trabalho na construção da dignidade humana - ENEM 2010
» redaçao enem 2010- o trabalho na construção da dignidade humana
» O trabalho na construção da dignidade humana (ENEM 2010)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA. :: -